Topo

Professores da Uerj decidem entrar em greve

Felipe Martins

Do UOL, no Rio de Janeiro

05/06/2012 19h21

Os professores da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) decidiram nesta terça-feira (5) entrar em greve. Os docentes pedem 22% de aumento imediato, a adoção do regime de trabalho chamado dedicação exclusiva e uma política de recomposição das perdas inflacionárias ocorridas nos últimos 11 anos.

A greve atinge os cerca de 30 mil alunos da instituição, que ficarão sem aulas a partir da próxima segunda-feira (11).  Aproximadamente 500 pessoas, entre professores e estudantes, participaram da assembleia, que se estendeu por mais de duas horas. Do número total de votantes, houve apenas um voto contrário à greve e quatro abstenções. A maior demora na decisão se deu devido à discussão se a greve deveria começar na próxima semana ou no segundo semestre. Segundo a Asduerj (Associação de Docentes da Uerj), a vitória foi de 60% para os que preferiram a greve para logo contra 40% dos que preferiam aguardar o próximo semestre. A instituição conta com mais de três mil docentes.

De acordo com o presidente da Asduerj, Guilherme Mota, o reajuste pleiteado é o primeiro passo para a recuperação de uma defasagem salarial de 60% acumulada desde 2001. “São 11 anos sem reajuste salarial. O nosso pleito é justo. A gente precisa de um plano de recomposição salarial”, disse.

Os docentes defendem ainda a adoção do regime de  dedicação exclusiva, que estabelece um valor a ser acrescido ao salário. De acordo com Guilherme Mota, a Uerj “é a última das grandes universidades do país a não adotar.

Em assembleia no dia 31 de maio, os docentes haviam decidido aguardar o segundo semestre para deflagrar a greve, mas uma decisão do governo do estado adiantou a paralisação. A Procuradoria Geral do Estado foi ao Supremo Tribunal Federal pedindo a inconstitucionalidade de uma política de premiações acrescidas aos salários. 

Os problemas estruturais da universidade também são fonte de reclamações dos docentes.  Segundo eles, a improvisação tem sido a forma encontrada para driblar a falta de espaço, fruto da expansão dos cursos de graduação. “Houve o crescimento da universidade, dos cursos oferecidos, mas o espaço físico permaneceu o mesmo. A Uerj recebe do governo do estado um valor de custeio insuficiente. Chegou ao ponto que os professores retiram os itens de um banheiro e transformaram em sala de professor para suprir essa deficiência de espaço”, contou o presidente da Asduerj.

A Uerj é a quinta universidade pública a entrar em greve no estado do Rio de janeiro. Em todo o país, são pelo menos 47 federais paralisadas.

Procurada pela reportagem do UOL, a reitoria da Uerj não comentou as reivindicações dos professores. Já a Secretaria estadual de Ciência e Tecnologia informou que nenhuma das reivindicações dos docentes foi informada ao órgão.