Topo

Alunas da BA criam "Estudetes" e fazem paródia de novela para falar sobre greve de professores

Do UOL, em São Paulo

18/06/2012 17h00

Três estudantes da Bahia fizeram uma paródia com uma música da novela “Cheias de Charme”, da TV Globo, para protestar contra a falta de negociações entre o governo da Bahia e os professores em greve há quase 70 dias.

No vídeo, as meninas –que se autointitulam “Estudetes”, em analogia ao grupo “Empreguetes”, da novela– dizem que gostariam de ver o governador Jacques Wagner (PT-BA) no lugar delas.

“O Enem vem aí/Mas o assunto está em falta/O governador não quer saber de nada/Queria o governador aqui no meu lugar/Eu ia rir de me acabar/Só vendo seus filhinhos aqui no meu lugar/Sem o futuro pra contar”, diz um trecho da letra.

Ao final do vídeo, um manifesto pede redução da carga horária dos professores, redução do número de alunos por turma, contratação de professores de nível superior e a “aceleração” dos processos de aposentadoria.

Os professores do Estado estão em greve desde o dia 11 de abril. Eles pedem reajuste salarial de 22,22% e a implantação do piso salarial da categoria, que é de R$ 1.451. Em nota, a Secretaria de Educação da Bahia diz que o vídeo “expressa uma paródia com o momento, que é a ausência de aulas na rede estadual, consequência da decisão dos professores de manter a greve”. Ainda segundo a nota, o governo diz que está fazendo um “esforço” para manter a continuidade das aulas.