Topo

Prazo para pagar taxa de inscrição do Enem termina nesta quarta-feira

Do UOL, em São Paulo

20/06/2012 06h00

Quem realizou a inscrição para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deverá fazer o pagamento da taxa, no valor de R$ 35, até hoje, com o boleto gerado no ato da inscrição. Alunos que estejam cursando o 3º ano do ensino médio em escola pública estão isentos do pagamento.

Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais), a taxa só pode ser paga no Banco do Brasil, mesmo que o estudante não seja correntista da instituição. Caso seja cliente do banco, o aluno pode pagar o boleto nos caixas eletrônicos e pela internet até as 22h (horário de Brasília).

Se precisar, o candidato pode reimprimir o boleto no site do Inep, no link 'Acompanhe sua inscrição'.

O Enem

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro. No primeiro dia do exame, os participantes terão quatro horas e meia para responder as questões de ciências humanas e da natureza. No segundo, será a vez das provas de matemática e linguagens, além da redação, com um total de cinco horas e meia de duração. A divulgação do gabarito está prevista para o dia 7 de novembro, e o resultado final deve sair em 28 de dezembro.

Desde 2009, o Enem ganhou mais importância porque passou a ser usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção em substituição aos vestibulares tradicionais. A prova também é pré-requisito para quem quer participar de programas de acesso ao ensino superior, como o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), o Prouni (Programa Universidade para Todos) e o Ciência sem Fronteiras.