Topo

Enem 2012: Baixe guia com dicas para se preparar para o dia da prova

Do UOL, em São Paulo

01/11/2012 06h00Atualizada em 01/11/2012 15h43

Faltam poucos dias para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 e é hora de começar a se preocupar com pequenos detalhes que, se ignorados, podem tornar a vida do estudante um pesadelo –para dizer o mínimo– nos dias de prova. O que pode ser levado no dia do exame? E o que deve ficar em casa?

Para ajudar o candidato, o UOL Educação montou um guia em formato PDF para o estudante imprimir e acompanhar se já cumpriu todas as “etapas”. Para ler o arquivo, você precisa do Adobe Acrobat Reader, que pode ser baixado aqui.

A primeira coisa que o estudante deve fazer é imprimir o cartão de confirmação no site do Enem. Com ele, o candidato consegue saber onde fará a prova e planejar antecipadamente o trajeto. Não é obrigatório levá-lo ao local da prova, mas é preciso levar algum documento de identificação com foto.

É recomendável, também, estudar um roteiro alternativo, para caso algo dê errado: nunca se sabe se haverá um acidente ou uma obra no caminho para o exame. O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) sugere que se chegue com uma hora de antecedência.

Caneta preta

É preciso ter atenção também para o que deve (e não deve) ser levado: uma das cenas mais comuns em frente aos locais de prova são estudantes pagando caro por canetas pretas com tubo transparente. Se o candidato as levar de casa, é importante que ele se lembre de testá-las antes, para evitar uma surpresa desagradável na hora do exame. É proibido levar lápis ou borracha.

O Inep recomenda que o estudante não leve celular ou tocador de MP3. Caso o candidato esteja portando estes equipamentos, eles deverão permanecer desligados e longe do alcance dele, de acordo com as orientações dos fiscais de prova. É vetado, também, o uso de bonés e chapéus. Quem quiser, no entanto, está liberado para levar algo para comer.

Ao final da prova

E, ao final das provas, começa a correção online do UOL Educação, feita por professores do Curso e Colégio Objetivo. Nela, o candidato vai poder conferir quais itens acertou e acompanhar os comentários dos docentes.