Topo

Professora em Franca (SP) é acusada de chamar aluno de macaco

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

07/11/2012 19h38Atualizada em 07/11/2012 20h49

Uma professora de geografia de Franca (400 km de São Paulo) foi acusada na polícia por uma mãe de um aluno de ter chamado o filho de macaco.

A auxiliar de limpeza Ana Claudia Pereira, 35, mãe do estudante, disse que a ofensa ocorreu na semana passada na presença de outros 32 alunos que estudam com o filho.

“Ele estava com um ponto negativo e perguntou o que poderia fazer para mudar a situação. Ela respondeu para ele pular como um macaco, que é o que ele é”, afirmou. “Meu filho ficou numa situação muito constrangedora.”

A mãe do aluno afirma que procurou a direção da escola para reclamar da atitude da professora, mas que não teve receptividade. “Eles demonstraram estar a favor dela. Falaram que é uma boa professora e que ela jamais faria algo assim”, declara Ana Claudia.

A mãe do aluno registrou um boletim de ocorrência por injúria racial contra a professora no último dia 30. O garoto, que estuda na 5ª série, tem ido normalmente às aulas e diz que a professora passou a tratá-lo melhor. A mãe diz que ele é um bom aluno.

A reportagem do UOL procurou nesta quarta-feira (7) a direção da escola Torquato Caleiro, na região central de Franca, para se manifestar sobre o caso. Um funcionário da secretaria informou que a escola está ciente do assunto, mas que não vai se pronunciar.

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Educação informou, em nota, que a Diretoria Regional de Ensino de Franca enviou um supervisor à escola “imediatamente após o ocorrido e uma comissão trabalha na apuração dos fatos”. Ainda segundo a nota, “caso a denúncia se confirme, serão adotadas as medidas cabíveis”.