Topo

Colégio novato no grupo de elite do Enem 2011 por Escola seleciona com prova tipo vestibular

Aluno do Colégio Elite do Vale do Aço, em Ipatinga que foi classificado como a segunda melhor escola do país, de acordo com dados do Enem 2011 por escola com média 718,88 nas provas objetivas - Divulgação
Aluno do Colégio Elite do Vale do Aço, em Ipatinga que foi classificado como a segunda melhor escola do país, de acordo com dados do Enem 2011 por escola com média 718,88 nas provas objetivas Imagem: Divulgação

Do UOL, em Belo Horizonte

23/11/2012 06h00

O Colégio Elite do Vale do Aço, em Ipatinga (220 km de Belo Horizonte) foi classificado como a segunda melhor escola do país, de acordo com dados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 por escola com média 718,88 nas provas objetivas. Os dados foram divulgados pelo MEC (Ministério da Educação) na tarde de quinta-feira (22).

Enem por Escola 2011

Para entrar no colégio, os interessados passam por processo de seleção. Eles fazem um teste que, segundo o coordenador pedagógico André Ricardo Castro, é feito "nos moldes de um vestibular tradicional”. Os 30 candidatos com as melhores notas formaram a turma de 2011. Segundo Castro, "grande parte deles" saiu do terceiro ano para universidades federais em cursos como medicina, direito e engenharia civil.

“Nosso foco é preparação de alto nível. Tentamos incentivar os alunos a se inscreverem nos cursos que têm vontade nas melhores universidades do país. Não existe vaga para todos os alunos que terminaram o ensino médio, porque há um gargalo na educação. Mas, o aluno que recebeu uma preparação diferenciada tem oportunidade de passar em qualquer universidade do Brasil”, afirma Castro.

De cursinho a colégio

Até 2010, o Elite funcionava apenas como pré-vestibular. A primeira turma de ensino médio foi aberta no ano passado. Em 2011, eles formaram a primeira turma de terceiro ano, que colocaram a escola pela primeira vez já bem posicionada na classificação nacional. Somente em 2012, foram abertas turmas de 1º e 2° ano na instituição. 

O colégio foi fundado por três irmãos ipatinguenses que se formaram engenheiros no ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos (SP). Eles resolveram voltar para terra natal e investir na área de educação. Um deles trabalhou em outra unidade do Sistema Elite de Ensino e levou a filial para Ipatinga em 2009.

O trio desejava atender aos alunos que buscam se preparar para entrar nas melhores universidades do país e que, para isso, precisavam sair de perto da família. Eles mesmos tiveram que se mudar para a capital em busca de preparação para o ITA e quiseram dar aos jovens a oportunidade de estudar para o vestibular perto de casa. 

Monitoria no contraturno

Os alunos do terceiro ano do Elite estudam em meio período, somente de manhã. No turno da tarde, eles podem optar por monitorias com os professores. Tiram duvidas e levam questões para serem resolvidas. Os jovens também são incentivados a participar de competições e olimpíadas com estudantes de outras instituições. 

Os professores do Elite são os mesmos  para aulas no colégio ou no pré-vestibular.  De acordo com Castro, o nível de graduação dos educadores é variada e formam um equipe mista, entre os mais experientes e jovens formados que trazem um “gás” para o ensino.

O bom resultado deixou a turma do Elite com a bola cheia. Segundo o coordenador, não há preparação específica para o Enem, apenas as orientações normais para o conteúdo do terceiro ano com foco em provas. “É uma surpresa muito positiva o destaque nacional. Desde sempre pretendíamos mostrar que a região do Vale do Aço, que se destacou no passado como polo educacional, tem talentos para serem lapidados”, disse Castro.