Topo

Estudo não encontra correlação entre tempo gasto com lição de casa e melhora de notas

Do UOL, em São Paulo

29/11/2012 17h47

O tempo gasto com lição de casa pode não estar relacionado com a melhora de notas dos alunos, segundo estudo feito na Universidade de Virgínia, nos EUA, com 18 mil estudantes do décimo ano escolar. A pesquisa mostra que a lição de casa não ajuda necessariamente a melhorar as notas dos estudantes, mas pode levá-los a se saírem melhor em testes padronizados. As informações são do jornal Daily Mail.

“Não está claro se quanto mais tempo os estudantes gastam em lição de casa, melhores são suas notas ou melhores são seus resultados em testes”, afirmou ao jornal britânico Robert Tai, co-autor da pesquisa e professor de ciência da educação.

“O que nos preocupa é que a lição de casa pode estar sendo simplesmente passada e não sendo usada para integrar os conhecimentos passados em sala de aula”, disse.

No entanto, o estudo não afirma que toda lição de casa é ruim. Em matemática, a tarefa de casa parece ter efeitos significativos. “Alunos que gastaram cerca de meia hora na lição de casa de matemática tiveram melhora de notas e de resultados em testes”, indicou Tai.

O estudo mostrou que fatores como participação em classe e frequência estão mais relacionados com o desempenho escolar.

Para Tai, a pesquisa deve ser um sinal de atenção para os professores. “Professores devem ter claro o motivo de passarem lição de casa e para que cada tarefa serve.”