Topo

Confira sete dicas de como escolher um livro

Carla Hosoi

Do UOL, em São Paulo

10/12/2012 19h22

“Um livro deve ser dado com paixão”. A frase não é de nenhum autor famoso, nem de uma grande referência literária, e sim de Zenaide De Nardi, experiente vendedora da Livraria Cultura, uma das grandes redes do gênero da cidade de São Paulo. Para ajudar na difícil escolha de um bom título no universo das livrarias, o UOL Educação reuniu algumas dicas na hora das compras.

Para começar a busca tenha referências sobre o gosto do leitor. Saber, por exemplo, se o presenteado tem hábito de leitura é importante. “Descobrir qual foi o último livro que leu e gostou, quem são os autores preferidos, o gênero favorito – romance, biografia, não-ficção – ou se é um leitor eclético, enfim, todas essas informações ajudam muito”, sugere Hillé Puonto, livreira e autora do blog Manual Prático de Bons Modos em Livrarias.

Livros de crônicas são "coringas" quando não se tem muitas informações sobre o presenteado (Luís Fernando Veríssimo é quase uma unanimidade). Relatos de viagens, livros de arte, de fotografia e de recordes também costumam agradar.

“Uma dica, que serve tanto para conhecidos quanto para desconhecidos, é simples: dar um livro que você já tenha lido e que tenha, de alguma forma, te emocionado”, revela a blogueira.

Leia as informações que vêm nas contracapas, orelhas e notas sobre o autor. “É um bom norte na hora da decisão e pode instigar a curiosidade”, diz a atendente Zenaide. Mas, segundo Hillé, se guiar apenas por essas leituras pode ser um risco, pois muitas vezes quem escreve a contracapa ou a orelha são outros escritores, pagos para isso.

Procure a sinopse ou o primeiro capítulo na internet. Muitas livrarias e editoras disponibilizam um resumo e parte do livro para acesso gratuito. Para Hillé, essa é a forma mais indicada de ter contato com o livro antes da comprá-lo.

Sucesso de vendas não significa qualidade da leitura. Uma gafe comum, segundo os livreiros, é escolher pelos critérios de “mais vendidos” ou pela beleza da capa. Um livro que é sucesso de vendas não é necessariamente agradável para todos. Muito pelo contrário: pode até causar desgosto e afastar um leitor em potencial do universo dos livros. Mais uma vez, os vendedores são categóricos: considerar o gosto pessoal, preferências de trabalho e áreas do conhecimento são os melhores indicadores para uma compra acertada.

Diferentes edições do mesmo título têm preços diferentes. Conforme o tipo da edição também varia o preço do livro. Se o orçamento está curto, títulos clássicos podem ser encontrados em edições de bolso, que costumam ter menos páginas e capa mais frágil. Por outro lado, quem quiser incrementar no presente pode procurar edições especiais do mesmo título, com imagens, capa dura ou até mesmo coleções com diferentes títulos do mesmo autor.

Na dúvida, consulte um livreiro. Com algumas informações sobre o que se está procurando, um livreiro sempre pode apresentar autores desconhecidos e novas (e interessantes) prateleiras da livraria.