Topo

Mais de 541 mil estudantes já se inscreveram no Prouni 2013

Do UOL, em São Paulo

18/01/2013 13h13

Até as 12 horas desta sexta-feira (18), 541.379 estudantes já haviam se inscrito no Prouni 2013 (Programa Universidade para Todos), se acordo com balanço do MEC (Ministério da Educação). As inscrições no programa começaram ontem e vão até as 23h59 de segunda-feira (21).

No primeiro semestre, são ofertadas 162.329 bolsas de estudos em 12.159 cursos de 1.078 instituições por todo o país. Cada candidato pode se inscrever em duas opções de curso. O último balanço registrava 1.046.461 inscrições.

Do total de bolsas oferecidas pelo programa, 108.686 são integrais e 53.643 são parciais (50% da mensalidade) - confira a oferta por instituição, curso ou município aqui

Para concorrer às bolsas de estudo, o aluno precisa ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, alcançado o mínimo de 450 pontos e não pode ter zerado a redação. Para o cadastro, o aluno deve informar o número de inscrição e senha do Enem 2012 e o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física).

Segundo o MEC, todas as instituições participantes do Prouni devem oferecer acesso gratuito à internet para os candidatos que desejarem se inscrever. Haverá reserva de vagas para candidatos com deficiência e também para os autodeclarados indígenas, pardos ou pretos.

Durante o período de inscrição, o candidato poderá alterar suas opções. O sistema irá considerar válida a última inscrição confirmada. Uma vez por dia, a partir do segundo dia de inscrição, o sistema mostrará a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente pré-selecionados) para cada curso com base no número de bolsas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. 

Quem pode concorrer

Podem participar do Prouni estudantes que fizeram o ensino médio integralmente em escola pública ou que tenham sido bolsistas em instituição de ensino particular, também de forma integral. 

Professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública, estão dispensados do requisito de renda, exclusivamente para bolsas em cursos de licenciatura. 

O programa oferece bolsas de estudo integrais – para estudantes com renda per capita familiar de até 1,5 salário mínimo por mês – e parciais de 50% – para estudantes com renda de até 3 salários mínimos por pessoa.

Os candidatos não podem possuir outro diploma de ensino superior nem estar matriculados em nenhuma faculdade.

Na seleção, os candidatos poderão escolher até duas opções de curso em instituições de ensino superior conveniadas de todo o país. Os interessados que tiverem as maiores notas em cada curso levam a vaga. Caso um estudante não tenha nota suficiente para preencher a sua primeira opção de curso, ele passa a concorrer à segunda opção, e assim sucessivamente.

Calendário

O processo terá duas chamadas de aprovados: no dia 24 de janeiro e 8 de fevereiro. Segundo a portaria, "o estudante pré-selecionado deverá comparecer à respectiva IES [instituição de ensino superior] para aferição das informações prestadas em sua ficha de inscrição e eventual participação em processo seletivo próprio da IES, quando for o caso". As datas para comprovação são as seguintes:

  • Primeira chamada: 24 a 31 de janeiro
  • Segunda chamada: 8 a 19 de fevereiro

Os estudantes que não forem aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Também serão efetuadas duas convocações da lista de espera. 

Veja o calendário completo do Prouni

EventoData
Início das inscrições17 de janeiro
Término das inscrições21 de janeiro
Primeira chamada24 de janeiro
Confirmação de informações nas IES* - 1ª chamada24 a 31 de janeiro
Registro e emissão de termos pelas IES - 1ª chamada24 de janeiro a 5 de fevereiro
Segunda chamada8 de fevereiro
Confirmação de informações nas IES - 2ª chamada8 a 19 de fevereiro
Registro e emissão de termos pelas IES - 2ª chamada8 a 21 de fevereiro
Manifestação de interesse na lista de espera24 e 25 de fevereiro
Lista de espera - 1ª convocação28 de fevereiro
Confirmação de informações nas IES* - 1ª convocação da lista28 de fevereiro a 5 de março
Registro e emissão de termos pelas IES - 1ª convocação da lista28 de fevereiro a 7 de março
Lista de espera - 2ª convocação8 de março
Confirmação de informações nas IES* - 2ª convocação da lista8 a 13 de março
Registro e emissão de termos pelas IES - 2ª convocação da lista8 a 15 de março
  • *IES = Instituição de Ensino Superior
  • Fonte: Diário Oficial da União - edição de 9 de janeiro de 2013