Topo

Ministério da Saúde anula concurso de residência médica no Rio após comprovar fraude

Do UOL, no Rio

08/02/2013 16h09

O Ministério da Saúde anulou nesta sexta-feira (8) o resultado de um concurso de residência médica após comprovar fraude nos resultados de 22 candidatos, líderes na classificação de oito especialidades, que acertaram todas as questões de quatro disciplinas diferentes. As 470 vagas, referentes ao biênio 2012-2013, eram para o núcleo do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro.

Em nota, o governo federal afirmou que a avaliação da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro comprova que os cartões-resposta dos 22 candidatos apresentam "falha na contabilização das notas".

No total, 8.140 pessoas participaram do concurso. De acordo com o ministério, novas provas serão aplicadas --a definição sobre as datas deve ocorrer a partir da semana que vem.

As irregularidades no concurso de residência médica foram apontadas pela DPU (Defensoria Pública da União), que protocolou uma ação civil pública solicitando a anulação do mesmo. A apuração do órgão sinaliza disparidades entre os cartões-resposta e o gabarito divulgado no dia 31 de janeiro.

MPF (Ministério Público Federal) e Polícia Federal foram acionados pelo ministério para dar continuidade às investigações. O concurso de residência médica do Rio de Janeiro é considerado o principal do país, segundo o próprio Ministério da Saúde, e ocorre há mais de 20 anos.

Hospitais

Os futuros aprovados no concurso serão direcionados para os hospitais federais no Rio de Janeiro (Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado), para o INC (Instituto Nacional de Cardiologia), para a Fiocruz (Hospital Evandro Chagas), além de unidades hospitalares estaduais, do município de Niterói e da rede D’Or e ABAC.