Topo

Redação com receita de miojo merecia apenas 200 pontos, diz ex-corretor

Reprodução da redação do Enem 2012 em que candidato escreve receita de miojo e tira nota 560 -  Editoria de Artes/Agência O Globo
Reprodução da redação do Enem 2012 em que candidato escreve receita de miojo e tira nota 560 Imagem: Editoria de Artes/Agência O Globo

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

20/03/2013 18h29

A avaliação do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) foi pouco rigorosa, considera o coordenador do Banco de Redações do UOL, Antonio Carlos Olivieri, que já foi corretor de redações do Enem e da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular).

Olivieri reavaliou cinco redações postadas na internet conforme os critérios do Guia do Participante, divulgado pelo Ministério da Educação, entre elas os textos com a receita de macarrão instantâneo e com trechos do hino do Palmeiras.

Em todas as avaliações, a nota dada por Olivieri foi inferior àquela conferida pelos corretores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A redação que explica como é feito um macarrão instantâneo deveria receber nota 200, segundo o ex-corretor --foi avaliada em 560. Já o texto com o hino do Palmeiras recebeu 100 pontos de 1.000 possíveis na nova correção --a nota oficial foi 500.

"Na correção, me ative à estrutura da redação. O desenvolvimento, que é o núcleo da redação, foi substituído por um assunto que não tem nada a ver com a proposta. Essas redações não podem ter nota maior do que cinco [500]", considerou.

Entre as 4 milhões de redações do exame, cerca de 300 textos tinham algum tipo de trecho aleatório.

A outra redação avaliada oficialmente com 900 pontos, o corretor do banco de redações do UOL conferiu apenas 250 pontos. De acordo com o corretor, o texto apenas tangencia o tema dos movimentos imigratórios para o Brasil no século 21, tem muitos erros ortográficos e problemas de estrutura.

"O autor faz algumas divagações sobre o assunto, mas muitas vezes vai mudando o foco de suas preocupações ao longo do período, de modo que um parágrafo começa falando de um assunto e termina falando de outro sem que exista qualquer relação lógica estabelecida entre eles", pontua.

"Acho que eles puxaram as notas para cima para o resultado não ser um desastre total", comenta. 

Erros ortográficos

Olivieri afirma que uma redação com erros gramaticais pode, sim, receber nota máxima. "O principal é a capacidade de articular um raciocínio e expressar com clareza um texto sobre assunto. Ele pode ter até erros grosseiros de ortografia sem que isso prejudique a nota dele", afirmou. 

Alguma redações avaliadas com nota 1.000 no Enem 2012 traziam erros como "enchergar" e "trousse", mostrou matéria do jornal "O Globo" nesta semana. 

A redação cuja correção do professor mais se aproximou da avaliação dos corretores do Enem foi justamente uma de nota máxima. "Dei 900 porque há erros gramaticais e a conclusão não é muito boa, mas poderia ter dado nota máxima."

Descontentamento

As notas das redações geraram protestos de estudantes que se sentiram injustiçados com a nota recebida. Os textos foram liberados somente depois de encerradas as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) – que escolhe estudantes para universidades federais com base na nota do Enem – e apenas com caráter pedagógico, ou seja, sem possibilidade de recurso.

Este foi o primeiro ano que o Inep liberou o direito a vista do espelho da redação do Enem a todos os candidatos. Neste ano, a correção das redações foi alterada. Os textos passavam por dois avaliadores e, se houvesse discrepância na nota de mais de 200 pontos, o texto seguiria para um terceiro avaliador. 

Ao todo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero.