Topo

Avaliador do UOL vai recorrigir 20 textos do Enem 2012; envie o seu

Redação com trecho do hino do Palmeiras recebeu nota 500 no Enem 2012 - Reprodução
Redação com trecho do hino do Palmeiras recebeu nota 500 no Enem 2012 Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 12h59Atualizada em 28/03/2013 15h31

Após a divulgação de redações com receita de miojo e trechos do hino do Palmeiras no Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio), muitos estudantes questionam a nota que receberam em seus textos.

O coordenador do Banco de Redações do UOL e ex-corretor da Fuvest, Antonio Carlos Olivieri, vai recorrigir 20 textos conforme os critérios do Guia do Participante, divulgado pelo Ministério da Educação.

Envie o espelho de sua redação do Enem 2012, a cópia de seu boletim de desempenho e seu nome completo para o e-mail vestibular@uol.com.br. Os primeiros 20 textos serão corrigidos e publicados no UOL.

Pouco rigorosa

Para o ex-corretor da Fuvest e do Enem, a correção desse ano foi pouco rigorosa. Olivieri reavaliou cinco redações postadas na internet, entre elas os textos com a receita de macarrão instantâneo e com trechos do hino do Palmeiras.

Em todas as avaliações, a nota dada por Olivieri foi inferior àquela conferida pelos corretores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A redação que explica como é feito um macarrão instantâneo deveria receber nota 200, segundo o ex-corretor --foi avaliada em 560. Já o texto com o hino do Palmeiras recebeu 100 pontos de 1.000 possíveis na nova correção --a nota oficial foi 500.

Sem gracinhas

Em resposta à repercussão de casos "polêmicos", o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) quer que gracinhas no texto possam virar motivo de anulação da redação.

Essa é uma das propostas de aprimoramento do sistema que serão levadas pelo presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, à comissão que elabora o edital do próximo exame. O Inep é a autarquia federal responsável pela prova, que seleciona estudantes para instituições federais de ensino superior e serve para a certificação do ensino médio.

Alguma redações avaliadas com nota 1.000 no Enem 2012 traziam erros como "enchergar" e "trousse", mostrou matéria do jornal "O Globo" nesta semana. 

A redação cuja correção do professor mais se aproximou da avaliação dos corretores do Enem foi justamente uma de nota máxima. "Dei 900 porque há erros gramaticais e a conclusão não é muito boa, mas poderia ter dado nota máxima."

Descontentamento

As notas das redações geraram protestos de estudantes que se sentiram injustiçados com a nota recebida. Os textos foram liberados somente depois de encerradas as inscrições para o Sisu (Sistema de Seleção Unificado) – que escolhe estudantes para universidades federais com base na nota do Enem – e apenas com caráter pedagógico, ou seja, sem possibilidade de recurso.

Este foi o primeiro ano que o Inep liberou o direito a vista do espelho da redação do Enem a todos os candidatos. Neste ano, a correção das redações foi alterada. Os textos passavam por dois avaliadores e, se houvesse discrepância na nota de mais de 200 pontos, o texto seguiria para um terceiro avaliador. 

Ao todo, segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), foram corrigidas 4.113.558 redações, das quais 1,82% estavam em branco e 1,76% obtiveram nota zero.