Topo

Premiação dará US$ 20 mil para projetos educacionais inovadores

Do UOL, em São Paulo

21/03/2013 15h45

O Wise Awards 2013, premiação que pretende reconhecer projetos que tiveram um impacto positivo na educação, premiará com US$ 20 mil seis vencedores.

As nomeações devem ser feitas por colegas, parentes (não é possível se autonomear), representantes de organizações internacionais ligadas à educação, universidades, colégios ou escolas, associações de professores, instituições culturais e pela mídia no site da premiação até o dia 31 de março às 20h59 (horário de Brasília).

É necessário preencher um arquivo onde deverá constar as razões para a nomeação (em 4 mil caracteres) e a duração da iniciativa. Em seguida, os nomeadores deverão dar seus dados pessoais e finalizar a inscrição.

Além de projetos realizados dentro de escolas, podem ser indicadas iniciativas em outros setores, como  vocacional, corporativo e agrícola. 

O projeto nigeriano vencedor do prêmio em 2010, “The Smallholder Farmers Rural Radio” (Rádio Rural de Pequenos Agricultores), transmitiu programas de rádio sobre cultivo de culturas agrícolas, criação de gado e gerenciamento de solo 10 horas por dia em idioma local, alcançando e educando pequenos agricultores.

Datas

Uma lista com os 12 finalistas será divulgada em junho e, em seguida, um júri de especialistas internacionais em educação escolherão os seis projetos vencedores. Em setembro, esses projetos serão apresentados no Wise Summit 2013, que acontecerá entre 29 e 31 de outubro, em Doha, no Qatar.

Desde o seu lançamento, em 2009, a premiação já recebeu mais de 1.600 inscrições de projetos de 128 países, resultando em 122 finalistas e 24 projetos vencedores.