Topo

Portugal é suspenso do Ciência sem Fronteiras, afirma Mercadante

Do UOL, em São Paulo

24/04/2013 19h21

O ministro de Educação Aloizio Mercadante anunciou nesta quarta-feira (24) que as instituições de ensino de Portugal estão temporariamente suspensas do programa federal Ciência sem Fronteiras. O objetivo é incentivar que os alunos brasileiros estudem outros idiomas, afirmou o ministro.

Veja também

  • Burocracia atrapalha alunos no CsF

  • Reprodução

    Veja como participar do programa de bolsas

  • New York Times

    Portugal é principal destino de alunos de graduação

Por conta da dificuldade com idiomas estrangeiros, Portugal era o principal destino dos alunos de graduação que participavam do programa. Do total de alunos incluídos no programa em 2012, praticamente um em cada cinco optou por cursar parte do ensino superior em uma instituição lusitana.

Além disso, quase 70% dos bolsistas em Portugal foram para universidades consideradas mais fracas que as principais instituições brasileiras ranqueadas pelo SCImago, reconhecido grupo de pesquisa internacional que classifica os melhores locais para se estudar na América Latina, Portugal e Espanha.

Em março, o programa já tinha reduzido a exigência do nível de inglês para reduzir a taxa de reprovação dos estudantes que concorreram a uma bolsa do programa.

Número de bolsas

Até agora, 23.851 alunos brasileiros receberam bolsas de graduação ou pós-graduação para estudarem no exterior.

Desses, a maior parte foi para instituições dos Estados Unidos (5.806 estudantes), outros 2.979 alunos foram para Portugal, que aparece em segundo lugar, e mais 2.734 brasileiros tinham como destino a França, no terceiro lugar.

Segundo dados do MEC (Ministério da Educação), outros 17.282 estudantes foram convocados para intercâmbios que devem acontecer entre junho e setembro deste ano. Com isso, o programa alcançaria o número de 41.133 bolsas distribuídas. 

Ainda estão abertos para este ano editais com 3.970 bolsas para China, Irlanda, Áustria, Bélgica e Finlândia.

A meta do programa é chegar a 101 mil bolsistas enviados ao exterior até 2015.