Topo

Após 22 dias, professores da rede municipal de SP encerram greve

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 16h47

Os professores da rede municipal de São Paulo decidiram, em assembleia em frente à prefeitura nesta sexta-feira (24), encerrar a greve. A paralisação foi iniciada em 3 de maio e afetou, ao menos, 28% das escolas municipais da capital

Os docentes terão de repor as aulas nos dias parados ou terão desconto na folha de pagamento. Desde o início da greve, foram perdidos 16 dias letivos. 

A principal reivindicação da categoria era uma reposição salarial de 17%, referente a perdas da inflação desde 2011, além do acordo feito com a gestão Gilberto Kassab. A Secretaria Municipal da Educação garantiu apenas a continuidade no acordo: um aumento de 10,19% em maio deste ano e outro de 13,43% previsto para o mesmo período de 2014.  

Negociações

Apesar de não ter conseguido o reajuste desejado, o presidente do Sinpeem (Sindicato dos Profissionais em Educação no Ensino Municipal de São Paulo), Cláudio Fonseca, considera que houve ganhos.  

"Quanto a revisão geral anual dos vencimentos dos servidores públicos, o governo confirmou que os profissionais de educação não serão submetidos a índices de reajuste de 0,01% nas suas datas-bases. Nós partiremos de um patamar de 3,7%. E se houver perda salarial durante a gestão, ela será recomposta na forma de reorganização dos quadros profissionais e das tabelas de vencimentos", afirmou.

Fonseca destacou também a criação de 1.200 cargos para a educação infantil, que devem ser aprovados pela Câmara. 

"Se comparar o que nós tínhamos no início da greve e o que chegamos ao final, é óbvio que o movimento conseguiu avançar nas propostas que foram apresentadas. Concluímos com um pacto firmado entre prefeitura e educadores de reposição dos dias da greve. Para isso vai haver o pagamento, não vai haver desconto, e os educadores em suas unidades vão debater e aprovar o calendário de reposição. Nós entendemos que isso é um direito da população", disse.

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, está sendo negociado ainda um conjunto de dez propostas e programas de governo que incluem, entre outras coisas, a ampliação e melhoria do Programa de Educação Inclusiva na rede municipal, aumento do número de professores e servidores nas escolas e criação de um sistema de segurança escolar com a participação dos educadores. 

Discussão

Na semana passada, a prefeitura de São Paulo veiculou na televisão e nos rádios uma propaganda sobre o reajuste concedido aos professores da rede municipal.

Os professores consideraram a publicidade uma forma do governo tentar colocar a população contra o movimento e chamaram a propaganda de "enganosa".