Topo

Malotes de provas do Enem 2013 terão lacre eletrônico, diz ministro

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

23/07/2013 16h44Atualizada em 23/07/2013 19h32

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta terça-feira (23) que todos os malotes com as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 terão lacre eletrônico por motivo de segurança. Serão 63.340 malotes, todos com lacre. 

ESTUDE PARA O ENEM

  • Johnny Eggitt/AFP

    No Enem, atualidades são pretexto para cobrar análise de conteúdos

    Getty Images

    Prova de exatas do Enem cobra temas básicos; veja o que estudar

    Divulgação

    Confira 21 sugestões de filmes para estudar filosofia e sociologia

    Editoria de Artes/Agência O Globo

    Boa redação pede domínio da dissertação e de atualidades

    Rivaldo Gomes/Folhapress

    Estudar com provas antigas é principal dica para realizar Enem

Em maio, o presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Luiz Cláudio Costa, já havia anunciado que a medida estava em estudo. No ano passado, apenas 10 mil dos cerca de 50 mil malotes tinham lacres eletrônicos.

A prova será aplicada em 1.661 cidades do Brasil, 29 a mais do que na edição do ano passado por conta do aumento de inscrições. Segundo o ministro, serão produzidas 15,7 milhões de provas, incluindo nas versões normal, ampliada, ledor e braile.

A edição deste ano teve recorde no número de inscrições: foram 7.173.574 de inscritos confirmados. No ano passado, foram 5.791.332 os candidatos inscritos.

Correção

Para corrigir as provas deste ano, o MEC contratou 8.400 corretores, 50% a mais do que no ano passado, quando foram 5.600. Esse percentual é maior do que o aumento no número de inscrições no exame, que foi de 23,87% em relação a 2012.

Segundo o ministro, todos os corretores passarão por curso de capacitação de 136 horas, com aulas presenciais e a distância. O trabalho será supervisionado por uma comissão de especialistas de nove professores "com notório saber em avaliação textual".

"O aumento é proporcional ao crescimento da demanda, porque houve um crescimento extraordinário. Demos mais reforço na correção", disse Mercadante.

O ministro informou ainda que a pasta pagará um valor maior por redação corrigida: os corretores receberão R$ 3, em vez do R$ 1,90 de antes, por prova.

Enem 2013

As provas acontecerão nos dias 26 e 27 de outubro, o exame começará às 13h (horário de Brasília). 

No primeiro dia, serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências naturais e o aluno terá 4 horas e 30 minutos para realizar a prova. No segundo dia, serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, de matemática e a redação e o candidato terá 5 horas e 30 minutos.

O ministro informou ainda que na segunda quinzena de agosto será publicado o Guia de Participação 2013 com exemplos de redação nota mil.