Topo

Cantar melhora aprendizado de idiomas estrangeiros, aponta estudo

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

31/07/2013 11h41Atualizada em 31/07/2013 11h47

Cantar palavras ou pequenas frases em uma língua estrangeira pode melhorar significativamente o aprendizado do idioma. É o que indica um recente estudo realizado por pesquisadores da Reid School of Music da Universidade de Edimburgo, na Escócia.

Segundo o levantamento, publicado pela revista "Memory and Cognition", os adultos que ouviram frases curtas no idioma estrangeiro e as cantaram em seguida tiveram um desempenho melhor do que os que apenas repetiram as frases faladas.  Eles conseguiram memorizar mais facilmente as novas expressões.

O estudo reuniu 60 adultos e utilizou o idioma húngaro para medir os resultados. A língua foi escolhida por ser desconhecida da maioria dos falantes de inglês e ainda por ser difícil de dominar.

Divididos aleatoriamente em grupos de 20 pessoas, os participantes realizaram cinco testes.  O grupo que cantou as frases teve um melhor desempenho em quatro das cinco etapas apresentadas. Por meio do canto foi mais fácil recordar as frases em húngaro com maior precisão.

“Isso [o estudo] abre as portas para futuras pesquisas na área”, explicou a Dra. Karen M. Ludke, pós-doutoranda que conduziu a pesquisa. “Uma questão é se a melodia pode fornecer uma pista extra que possa refrescar a memória das pessoas, ajudando-as a recordar as palavras e expressões mais facilmente.”