Topo

Aluno agride com vassoura docente que proibiu acesso ao Facebook

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas (SP)

26/08/2013 11h26

Um estudante de 16 anos agrediu uma professora de geografia com um cabo de vassoura em uma escola estadual de Pirassununga (a 230 km de São Paulo) na última sexta-feira (23) após ser impedido de acessar o Facebook. O caso aconteceu na Escola Estadual Professor René Albers, na Vila Santa Fé. A professora, de 40 anos, está afastada de suas atividades e o aluno não compareceu à escola nesta segunda-feira (26). 

De acordo com uma funcionária da unidade de ensino que não quis se identificar, dias antes, o aluno da oitava série do ensino fundamental já tinha agredido verbalmente a docente durante a aula. Na ocasião, ele foi chamado para conversar com a diretora e disse que não ofenderia mais a professora. Entretanto, na última sexta, ao ser impedido de acessar a rede social, partiu para agressão física.

À polícia, a professora contou que levou os alunos para a sala de informática e o adolescente começou a mexer no Facebook. Ela teria dito que se ele quisesse continuar na aula, não poderia acessar a rede e teria que fazer atividade como todos os outros, mas ele não respeitou. Depois disso, a professora pediu para que ele se retirasse da sala e ele foi com o cabo de vassoura para cima dela.

O cabo quebrou no braço da docente, que foi encaminhada ao hospital, onde foi constatada uma luxação. Após o incidente, a professora vai ficar afastada do trabalho por pelo menos 10 dias. O caso está sendo investigado pelo delegado João Pinheiro Neto, do 1º Distrito Policial de Pirassununga.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo informou que o caso foi pontual e que todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas pela direção da escola para que a unidade de ensino não enfrente mais problemas desse tipo. Segundo o órgão, uma reunião marcada para esta segunda deve decidir as punições e providências a serem tomadas com o adolescente.

Em nota, a Diretoria Regional de Ensino de Pirassununga afirmou que repudia qualquer ato de violência, um problema social que exige várias frentes de atuação. 

“Imediatamente após o ocorrido, os responsáveis pelo aluno foram acionados e foi marcada uma reunião para, em conjunto com o conselho tutelar, conselho escolar e o professor mediador,  definir as providências com o estudante.  A Diretoria de Ensino também já entrou em contato com a professora para dar todo apoio necessário”, informou o comunicado.