Topo

Professores da rede estadual do Paraná fazem protesto nesta sexta

Professores protestam em frente ao prédio da Fiep, na avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, nesta sexta-feira (30) - Vagner Rosario/Futura Press/Estadão Conteúdo
Professores protestam em frente ao prédio da Fiep, na avenida Cândido de Abreu, em Curitiba, nesta sexta-feira (30) Imagem: Vagner Rosario/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

30/08/2013 10h57

Professores e trabalhadores da rede estadual do Paraná fazem manifestação desde as 9h desta sexta-feira (30) em Curitiba (PR) para relembrar os 25 anos do episódio do ‘30 de Agosto’, no qual protestantes foram reprimidos com violência pela Polícia Militar.

Os participantes, que seguirão até o Palácio Iguaçu no centro cívico da cidade, também reivindicam melhorias na educação pública, de acordo com o APP-Sindicato, organizador do ato.

“Acreditamos que 10 mil pessoas vão comparecer ao protesto. Até o momento já temos cerca de 5.000 manifestantes aqui na Praça Santos [Andrade]”, disse Luiz Carlos Paixão da Rocha, secretário de imprensa do sindicato.

Entre as reivindicações em nível estadual estão o pagamento das promoções e progressões em atraso, concurso público para funcionários de escola, alterações nos contratos temporários e pagamento de 0,6% para os professores visando atingir o piso salarial nacional.

As informações sobre o número de alunos afetados pela greve serão divulgadas até o final do dia, segundo a secretaria de Educação do Estado. A rede estadual conta hoje com 1,2 milhão de alunos matriculados.

30 de agosto de 1988

Em 30 de agosto de 1988, professores, estudantes e funcionários saíram em passeada até o Centro Cívico de Curitiba e foram reprimidos pela Polícia Militar com cassetetes e bombas de efeito moral.

Desde então todos os anos a data é lembrada como Dia de luto e luta pela educação paranaense.