Topo

Candidata passa a noite estudando, não ouve despertador e perde Enem no Rio

Gustavo Maia

Do UOL, no Rio de Janeiro

26/10/2013 14h05Atualizada em 27/10/2013 11h16

Por pouco mais de um minuto de atraso, uma candidata do Rio de Janeiro que tentava ingressar no ensino superior pela segunda vez pelo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) perdeu a prova deste sábado (26) e se justificou dizendo que passou a noite em claro estudando, foi dormir às 7h e não escutou o despertador do celular.

Veja também

  • Reprodução

    MEC elimina 21 candidatos que postaram fotos do Enem na internet

Dominique Mantuano, 19, faria o exame no Pavilhão João Lyra Filho da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), no Maracanã (zona norte do Rio), e disse que acordou ao meio-dia, uma hora antes do fechamento dos portões, às 13h. "Eu não consegui acordar", repetia a jovem, aos prantos enquando batia as mãos nas grades que cercam o campus da Uerj. Cercada por fotógrafas e cinegrafistas, ela gritava "Me deixa em paz".

Minutos depois, mais calma, a jovem contou que mora no Méier, também na zona norte, e saiu correndo de casa assim que acordou. "Peguei um ônibus, mas não deu pra chegar", afirmou. "Eu estudei muito, queria fazer letras. Ano passado eu cheguei a passar na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) pra pedagogia, mas desisti. Não acredito nisso, cara, que ódio", lamentou Dominique.

Ela contou que trabalha como vendedora de roupas e chegou em casa à meia-noite. "Sempre chegava tarde do trabalho e estudava de madrugada. Meu sono estava muito bagunçado", disse. Dominique falou ainda que pretende fazer o segundo dia de provas, neste domingo (27), para treinar a redação. "Vou ter que tentar ano que vem."

Pouco antes do fechamento dos portões, dezenas de candidatos correram pela pelas calçadas e até no meio da pista da rua São Francisco Xavier, onde fica o portão principal da Uerj. Uma jovem que disse ter bronquite passou mal a poucos metros da entrada e foi auxiliada por um funcionário da instituição.