Topo

Candidatos publicam fotos do Enem em rede social; MEC promete eliminação

Do UOL, em São Paulo

26/10/2013 13h34

Apesar dos recados do MEC (Ministério da Educação) de que os candidatos que publicassem fotos da prova nas redes sociais seriam desclassificados, neste sábado (26) diversos candidatos postaram fotos do cartão de respostas do primeiro dia de provas do Enem 2013.

Veja os atrasados

  • Lucas Rodrigues/UOL

    SP: Pai e filha chegam atrasados para o Enem 2013 e culpam trânsito

  • Marco Antonio Teixeira/UOL

    Candidata passa a noite estudando, não ouve despertador e perde Enem no Rio

  • Geraldo Bubniak/UOL

    Curitiba: Candidatos atrasados do Enem 2013 culpam mudança de ruas

No Instagram, uma estudante comentou "Boa sorte pra mim e para quem vai fazer #enem #sorte" por volta das 12h30. A imagem já tem cerca de 5.000 pessoas recomendando. 

Uma garota de São Paulo publicou a foto do cartão de prova com o endereço do local de exame visível. Nos comentários, internautas avisam que a candidata deve ser desclassificada. Outro candidato postou a foto com o nome completo e assinatura, uma internauta comentou que isso facilitaria a identificação.

MEC diz que serão eliminados

Segundo a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), os candidatos já estão sendo identificados e serão eliminados do exame nacional. Até o momento, o Inep não informou quantos foram os estudantes identificados. 

No ano passado, 65 candidatos foram desclassificados do Enem 2012 por fotos publicadas nas redes sociais. Na sexta-feira, o ministério vai monitorar a internet para identificar os candidatos que usarem celular para postar fotos durante a prova. 

Prova

Mais de 7,1 milhões de estudantes farão as provas do Enem neste sábado e no domingo. O exame será aplicado em 1.661 cidades e  em 15 mil salas de aula. A prova do primeiro dia terá 4h30 com questões de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias.

Veja também

  • Rodrigo Lima/UOL

    Com medo de protesto, candidato de BH chega às 8h para a prova do Enem 2013

  • No Rio, aluno ouve música para "não pensar em nada" antes do Enem

  • Reprodução

    No twitter, presidente Dilma acalma candidatos antes do Enem 2013

A partir das 18h30, os professores do Curso e Colégio Objetivo farão a correção online do Enem 2013 aqui no UOL. O UOL trará também a opinião de professores sobre as questões, a elaboração e o nível de dificuldade da prova.

Reforço de segurança

Para reforçar a segurança, o MEC (Ministério da Educação) anunciou que todos os malotes de provas têm lacres eletrônicos. Os lacres registram o horário do fechamento do malote na gráfica e o horário em que foi aberto no local de aplicação da prova.

Além disso, o ministério vai monitorar a internet para identificar os candidatos que usarem celular para postar fotos durante a prova. No ano passado, 65 candidatos foram desclassificados por esse motivo.

Antes do início do exame, a presidente Dilma Rousseff publicou mensagens de tranquilidade para os estudantes de todo o país. Em sua conta oficial. "Confie em si mesmo. O Brasil confia em você. Boa sorte!", disse. 

Domingo

No domingo, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, com duração de 5h30, contadas a partir da autorização do aplicador para início das provas.

O MEC aumentou o rigor da correção das redações neste ano, textos que contarem com trechos desconectados com o resto da redação (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até o momento, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.