Topo

MEC elimina 36 candidatos do Enem 2013 por fotos em redes sociais

Fernanda Calgaro

Do UOL, em Brasília

27/10/2013 19h12Atualizada em 27/10/2013 21h32

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou neste domingo (27) que mais 12 candidatos que publicaram fotos do cartão de respostas na redes sociais foram desclassificados no segundo dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). “Até o momento, portanto, foram 36 excluídos [considerando os 24 do primeiro dia]. Ano passado tivemos 67.”

Mercadante disse que a equipe do ministério monitorou quase 2 milhões de tuítes ao longo desses dias. “Não podemos permitir que alguém ingresse no ProUni, no Sisu ou no Ciência Sem Fronteiras tendo violado o edital”, afirmou.

Ele disse ainda que 5 milhões de candidatos efetivamente participaram da edição deste ano do Enem, um crescimento de 20% em relação ao ano passado. Estavam inscritos mais de 7,1 milhões de candidatos para o exame deste ano, número recorde.

Conforme balanço parcial do MEC, a taxa de abstenção ficou em torno de 29%, o que, segundo o ministro, “está mais ou menos dentro do padrão”. No ano passado, o percentual ficou em 27,9%; em 2011, em 26,4%; em 2010, em 28,8%; e em 2009, em 37,7%.

O gabarito oficial das provas do Enem será divulgado na quarta-feira (30) pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

Incidentes

O ministro lamentou a morte de um candidato de 26 anos, que morreu em um acidente de trânsito, mas comemorou o nascimento ontem de um bebê em Teresina, que recebeu o nome de Luna. Ele contou que, no Rio de Janeiro, houve outra parturiente que entrou em trabalho de parto durante a prova, mas conseguiu terminar o exame e só então foi para a maternidade.

Um radialista foi preso na cidade mineira de Unaí por ter tirado fotos da prova do Enem dentro do local de prova. O radialista será processado por tentar burlar o edital.

'Gazolina'

Mercadante rebateu as críticas sobre uma charge que trouxe a palavra “gasolina” grafada com a letra “z”. “Nós tínhamos ali uma charge de 1960 que contextualizava o tema da pergunta e que estimulava certa reflexão da história. Gazolina estava com “z”, como em seguida tem o Jeca, que é um personagem da charge, que usa “Doutô”. (...) Quando se trata de uma charge, é uma linguagem artística, então se respeita a obra. Como é uma charge, a linguagem faz parte da crítica.”

Steve Jobs e cyberbullying

Aplicada neste domingo, a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias apresentou questões sobre internet, cyberbullying  e hipertextualidade. O exame também questionou sobre a influência das redes sociais nas manifestações do Egito. Na prova de inglês, havia um texto sobre Steve Jobs, o criador da Apple, que perguntava sobre a sua contribuição dele para o mundo digital.

O MEC aumentou o rigor da correção das redações neste ano, textos que contarem com trechos desconectados com o resto da redação (como as que apresentaram receita de macarrão e trecho do hino do Palmeiras) vão receber nota zero. Até 2012, provas com esse perfil perdiam de 400 a 500 pontos.