Topo

Músicas pop, rock e reggae são eleitas trilha sonora para relaxar no Enem 2013

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto

27/10/2013 13h12Atualizada em 27/10/2013 13h13

Candidatos que fazem o  Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Ribeirão  Preto  (313 km de São Paulo) apostam na música para relaxar antes das  provas deste domingo (27).

Otávio Santos Rossati, 17, que quer  cursar engenharia de produção, elegeu a banda inglesa Queen para garantir a tranquilidade no exame. “É como ler, me ativa o cérebro”, afirma.

A tática  é a mesma de Matheus Slobodian Motta, 18. Ele diz que a música o relaxa “pra caramba”. Entre as canções que tocam em  seu celular estão as das bandas  Kid Rock e Linkin Park. Ele quer cursar relações internacionais.

Já  Matheus Preti, 18, prefere o balanço do reggae para acalmar antes das provas. A banda que ele ouvia na  frente da Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto) na manhã deste domingo é Soja. “Dá uma distraída. A música também serve para me animar.” O jovem faz o Enem pela segunda vez.

Natália Fernando  Andrade,18, que tenta uma vaga em um curso de astronomia, ouve pop rock. “O som me alivia muito”, diz. Ela espera um bom desempenho na segunda etapa do exame porque gosta de matemática. “Ontem eu fui mais ou menos”, diz, em referências às provas de ciências humanas e ciências da natureza.

Picolés

As irmãs Nadine, 17, e  Natália Ramalho, 19, ambas em busca de  uma  vaga em direito em universidades públicas, optaram por picolés de limão para  esfriar  a cabeça. O amigo Pedro Leite, 16, não ficou na  vontade.  Também comprou um picolé do mesmo sabor. Ele faz o  Enem pela  primeira vez em  busca  de experiência.