Topo

Inep divulga gabarito oficial do Enem 2013; consulte

Do UOL, em São Paulo

29/10/2013 19h49Atualizada em 31/10/2013 17h52

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) publicou na noite desta terça-feira (29) o gabarito oficial do Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio). Mais de 5 milhões de inscritos fizeram as provas com 180 perguntas e uma redação no final de semana dos dias 26 e 27 de outubro.

No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de 4h30. No domingo, os candidatos tiveram 5h30 para resolver 90 questões de múltipla escolha sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.

No segundo dia, os alunos tiveram também de escrever um texto dissertativo-argumentativo com o tema "Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil". Este ano, a redação terá correção mais rigorosa. Após textos com hino de time e receita de macarrão no ano passado, o MEC (Ministério da Educação) prometeu que redações com gracinhas e com trechos desconexos receberão zero.

Eliminados pelas redes sociais

Apesar dos avisos do MEC (Ministério da Educação) sobre a eliminação de candidatos que postassem fotos nas redes sociais, diversos candidatos voltaram a publicar imagens do Enem 2013 no sábado e no domingo. Até o momento, o ministério afirmou que 24 candidatos já foram eliminados do exame nacional.

No Rio de Janeiro, ao menos três candidatos também foram eliminados por saírem antes do tempo mínimo de prova no sábado, duas horas. O candidato Jean Claude de Souza, 19, que fez prova na Uerj, saiu com 1h15 de prova. Segundo o MEC, ele também será eliminado.