Queixas contra instituições de ensino superior em SP crescem 19%
O número de queixas contra instituições de ensino superior em São Paulo cresceu 19% de janeiro a setembro de 2013 em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi divulgada pela Fundação Procon-SP (órgão de proteção ao consumidor) nesta segunda-feira (9).
Juntas, as dez empresas mais reclamadas tiveram 1.129 registros no período. Na lista do Procon-SP, o Grupo Uniesp foi o que recebeu o maior número de reclamações no período (290), com 70% deles resolvidos. A maior parte das queixas estava relacionado à contratação obrigatória do FIES (programa de financiamento do governo federal) para liberação do acesso às aulas e provas.
Em segundo lugar, aparece a Anhanguera Educacional, com 178 queixas e 71% de solução. O grupo é responsável pelas instituições Uniban, Unibero e Anhanguera. As queixas dão conta de problemas como falta de emissão de boletos e pagamentos realizados a empresas terceirizadas e não reconhecidos pela instituição.
Segundo o Procon-SP, a maior parte das reclamações contra instituições de ensino superior privadas dão conta de problemas relacionados com cobrança (46%). Não cumprimento do contrato, das ofertas publicitários ou a rescisão de contrato foram motivos de 20% das queixas. A prestação de serviços deu razão a 16% das reclamações registradas no órgão de proteção ao consumidor e o não fornecimento de documentos escolares é responsável por 15% das queixas.
Outro lado
Em nota, a Uniesp contesta o índice de 70% de reclamações resolvidas do Procon-SP e afirma que a taxa diz respeito ao período de janeiro a julho: "o índice de solução certamente é maior".
Além disso, o grupo afirma ter adquirido no último ano e meio parte importante de suas unidades: "muitas dessas instituições estavam cheias de problemas financeiros, administrativos e acadêmicos, chegando a acumular, em alguns casos, dezenas de milhões em dívidas e centenas de reclamações". Segundo a instituição, todas as medidas necessárias para o esclarecimento das questões estão sendo tomadas.
A Anhanguera disse, em nota, que o número de reclamações emitidas pelo Procon "representa menos de 0,05% do total de 428 mil alunos do grupo." A instituição afirmou ainda que "disponibiliza diversos canais para o relacionamento com o estudante, que incluem o atendimento pessoal na secretaria, SAC, e-mail, chat e as redes sociais".
O Complexo Educacional FMU destacou, em nota, ter mais de 70 mil alunos e estar à disposição para resolver todas as dúvidas dos reclamantes.
A Unisa afirmou em nota à imprensa estar empenhada "para a solução dos casos apresentados pelos alunos".
Segundo a Estácio de Sá, a instituição afirma que "busca resolver, prontamente, as eventuais queixas promovidas pelos mesmos no Procon e demais órgãos de proteção do consumidor". A instituição diz ter equipe para soluções de reclamações, além de canais convencionais de atendimento aos alunos, como SAC, atendimento agendado e requerimentos online.
Em nota, a Universidade Cruzeiro do Sul e a Unicid (Universidade Cidade de São Paulo) informaram que "seus processos estão em aprimoramento continuo a fim de oferecer aos seus alunos os melhores serviços educacionais, cumprindo rigorosamente a legislação vigente".
A Universidade Anhembi Morumbi disse, em nota, que tem trabalhado na solução dos casos que estão no Procon-SP e que "busca o aperfeiçoamento constante de todos os seus processos".
O Complexo Educacional FMU afirma que "busca atender e apurar as solicitações de seus alunos por meio dos seus canais de relacionamentos" e que o número de registros no Procon-SP representa apenas 0,05% do total de 428 mil alunos do grupo.
Procuradas pelo UOL, as demais instituições ainda não se posicionaram em relação ao ranking.
Veja as 10 instituições com mais queixas*
Instituição | Número de queixas | % de solução** |
Grupo Uniesp | 290 | 70% |
Anhanguera Educacional | 178 | 71% |
Universidade Anhembi Morumbi | 165 | 50% |
Uninove – Universidade Nove de Julho | 129 | 79% |
Unip – Universidade Paulista | 96 | 72% |
FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas | 93 | 78% |
Unisa – Universidade de Santo Amaro | 52 | 77% |
Unicid – Universidade Cidade de São Paulo | 50 | 84% |
Estácio – Universidade Estácio de Sá | 45 | 42% |
Unicsul – Universidade Cruzeiro do Sul | 31 | 83% |
- * entre janeiro e setembro de 2013 ** entre janeiro e julho de 2013
- Fonte: Procon-SP
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.