Topo

Colégio Pedro 2º libera o uso de bermuda no verão do Rio de Janeiro

A aluna Mariana Ferreira, 16, e sua mãe comemoram a liberação do uso de bermuda no Colégio Pedro 2º  -  Maria Luisa de Melo/UOL
A aluna Mariana Ferreira, 16, e sua mãe comemoram a liberação do uso de bermuda no Colégio Pedro 2º Imagem: Maria Luisa de Melo/UOL

Maria Luisa de Melo

Do UOL, no Rio de Janeiro

07/02/2014 15h59Atualizada em 10/02/2014 13h31

As altas temperaturas do Rio de Janeiro levaram o reitor do Colégio Pedro 2º, Oscar Halac, a autorizar o uso de bermudas para os mais de 13 mil alunos das oito unidades durante todo o período do verão. A medida – fixada pela portaria n° 580 publicada no último dia 7 – começa a valer já no primeiro dia de aula deste ano (10 de fevereiro) e vai até o dia 30 março. Os funcionários também serão beneficiados.

O reitor, professor Oscar Halac, ressaltou que não será permitido o uso de qualquer bermuda. Apenas o uniforme oficial de educação física foi liberado. Ou seja, bermuda de helanca azul marinho e blusa de malha – ambos com o logotipo do Pedro 2º. A medida é inédita nos 176 anos de existência do colégio.

“Nunca se liberou isto antes porque nunca tivemos um calor desses na cidade. São 50 graus de sensação térmica. É de matar!”, justificou o reitor. “Eu, por exemplo, não vou aderir à bermuda. Vou trabalhar de calça comprida. Mas só não vou aderir porque eu tenho as pernas muito brancas. Fico envergonhado”, brincou.

  • Os alunos Pedro e Thiago comemoram a liberação da bermuda. "Fizemos bastante pressão nas redes sociais", diz Pedro

Entre alunos e funcionários, a novidade fez muito sucesso principalmente por se tratar de uma reivindicação antiga. “Eu acho que para as meninas vai mudar muito pouco, porque a nossa saia é bem fresquinha. Mas para os alunos homens é um grande avanço. A calça comprida esquenta demais. Achei a decisão do reitor bem consciente. Até porque algumas salas têm ar condicionado, mas no trajeto até o colégio nós passamos muito calor”, diz Mariana Ferreira, 16, que cursa o 2° ano do ensino médio em Realengo (zona oeste).

Estudante do 1° ano do ensino médio, Felipe Camargo promete aderir à nova moda: “Gostei muito da decisão da reitoria. Enfrentar este calorão dentro do ônibus, de calça comprida, até chegar ao colégio é brabo. Temos que tomar cuidado até para não passar mal. Mas agora, de bermuda, vai melhorar bastante”.

Inspetor de alunos há 32 anos, Josiel Bezerra do Nascimento, 53, está contando os dias para abandonar a calça jeans.“Esta liberação já devia ter sido feita muito antes. Quem aguenta um sol desses com calça jeans? Eu fico bastante no pátio e passo um calor terrível. Já separei a bermuda. Estou apenas esperando o dia 10 chegar”, diz.

Considerado um dos colégios mais tradicionais da cidade, o Pedro 2º tem como uniforme blusa com o logotipo da unidade, além de saia para as meninas e calça comprida de tecido brim azul marinho para os meninos.

  • Alunos do Pedro 2º fizeram um abaixo-assinado para pedir a liberação do uso de bermuda no colégio

Antes da portaria, os meninos podiam usar bermuda até o 6° ano do ensino fundamental. A partir desse ano, eles só podiam entrar no colégio com calça comprida e as meninas de saia --bermuda só na educação física.

O pedido de que a reitoria liberasse o uso de bermudas para todas as aulas em todos os anos já tinha culminado em petição virtual intitulada "Bermudas Já!".

“Fizemos bastante pressão nas redes sociais, sim. Afinal de contas, se nos anos iniciais do colégio a bermuda é permitida, por que a partir do 6° ano os meninos são obrigados a usar calça?”, questiona Luciana Zanetti, mãe de Pedro Zanetti, aluno do colégio Pedro 2º de São Cristóvão. "Agora os alunos têm que aproveitar até o dia 30 de março", diz.

  • Um dos mais tradicionais do Rio, o Colégio Pedro 2º vai permitir o uso de bermuda