Topo

Inscrições para a Olimpíada de Língua Portuguesa começam nesta segunda

Do UOL, em São Paulo

24/02/2014 06h00

A quarta edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro está com as inscrições abertas a partir desta segunda-feira (24). Prazo vai até dia 30.

O programa busca aprimorar a prática didática de professores de língua portuguesa da rede pública em todo o Brasil com o objetivo de desenvolver competências de escrita nos alunos e contribuir com a qualidade do ensino. 

Como se inscrever

Os professores interessados em aderir ao programa podem se inscrever no portal da Olimpíada (www.escrevendoofuturo.org.br). Contudo, para validar a inscrição do professor, é preciso que seja feita também a adesão da rede de ensino pelo portal. No caso das escolas municipais, o secretário municipal de Educação deve fazer a adesão.  No caso das estaduais, a adesão fica a cargo do secretário estadual. 

Podem participar docentes e alunos dos seguintes anos escolares: 5º, 6º, 7º, 8º e 9º do ensino fundamental e 1º, 2º e 3º anos do ensino médio. Os alunos de 5º e 6º anos participam no gênero Poema, os alunos de 7º e 8º anos desenvolvem textos de Memórias Literárias e os do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio trabalham com Crônica. Os alunos do 2º e 3º ano do ensino médio desenvolvem o gênero Artigo de Opinião.

Ao longo do ano, haverá cinco etapas de seleção dos textos: escolar, municipal, estadual, regional e, finalmente, a nacional, no mês de dezembro.

Premiações

As comissões julgadoras estaduais vão avaliar os textos e selecionar 500 trabalhos semifinalistas, sendo 125 textos de cada gênero. Nesta fase, os professores e alunos escolhidos recebem medalhas de bronze, livros e participam de diversas atividades de formação de acordo com o gênero em que estão inscritos, como oficinas de leitura e escrita e visitas culturais durante os encontros regionais de formação.

Na etapa seguinte, os textos passarão pela avaliação das comissões julgadoras regionais, que indicam os 152 professores e alunos finalistas. Os professores e alunos selecionados serão premiados com medalhas de prata e um tablet. Suas respectivas escolas receberão uma placa de homenagem.

A etapa final da Olimpíada será realizada em Brasília, em dezembro, quando serão anunciados os 20 vencedores nacionais. Os alunos e professores escolhidos receberão medalhas de ouro, um notebook e uma impressora.  As escolas nas quais estudam serão contempladas com laboratórios de informática, compostos por dez microcomputadores e uma impressora, além de um projetor, telão e livros.