Topo

Sisutec: Capacidade ociosa de rede privada aumenta vagas de ensino técnico

Cristiane Capuchinho

Do UOL, em São Paulo

19/03/2014 10h04

Das 291 mil vagas de ensino técnico gratuito oferecido na segunda edição do Sisutec (Sistema de Seleção Unificada para Cursos Técnicos), 84,5% são em instituições privadas (246.228). A capacidade ociosa da rede particular está sendo usada pelo governo federal para aumentar a capacitação profissional. 

"Uma universidade privada que oferece um curso de engenharia tem laboratórios ociosos e um corpo de professores já formado que pode dar aulas em cursos técnicos durante o horário que a instituição não tem aulas da universidade. O Sisutec permite que essa capacidade ociosa seja utilizada", explica Aléssio Trindade, secretário de educação profissional e tecnológica do MEC (Ministério da Educação).

A estratégia explica o aumento de 21% do número de vagas ofertadas pelo sistema entre agosto de 2013 a atual edição e ajudará o governo a chegar à meta de 2,4 milhões de matrículas no ensino técnico até o fim do ano. Até o momento, há 1,7 milhão de matrículas realizadas. 

O secretário não soube dizer a expectativa de gasto do governo com as bolsas de ensino técnico dos estudantes selecionados pelo Sisutec neste ano. Segundo ele, o montante dependerá do número de estudantes efetivamente matriculados. O valor médio pago pelo MEC por hora-aula por aluno é de R$ 6. 

Concentração de vagas

Apesar do crescimento no número de vagas ofertadas, o governo ainda enfrenta dificuldades para preencher efetivamente as vagas. De acordo com Trindade, a grande concentração de vagas reduz a procura de alguns cursos. Nesta edição do Sisutec, 55,7% das vagas estão na região Sudeste --29,65% delas estão no Estado de São Paulo.

Após o segundo dia de abertura do sistema, foram realizadas 455.470 inscrições. Os cursos mais procurados foram: técnico em segurança do trabalho, com 59.625 inscrições; técnico em logística, com 49.386 inscrições; técnico em enfermagem, com 36.320 inscrições; técnico em informática, com 27.726, e por fim, técnico em edificações – 24.133.

Inscrições

 O prazo de inscrições do Sisutec vai até 21 de março. O início das aulas está previsto para o período de 14 de abril a 12 de maio.

As vagas para os cursos serão ocupadas, prioritariamente, por estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou, se em instituições privadas, na condição de bolsista integral. O candidato deve ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013 e não pode ter zerado a redação.