Passeata de estudantes em Brasília pede aprovação do PNE
Cerca de 2 mil estudantes fizeram uma passeata na Esplanada dos Ministérios na manhã de hoje (26). Eles saíram do Museu da República, por volta das 10h30, e seguiram com destino ao gramado do Congresso Nacional.
A marcha foi liderada pela União Nacional dos Estudantes (UNE) e pela União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes) e faz parte da Jornada de Lutas da Juventude que começa nesta quarta . Os estudantes querem pressionar os deputados pela aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), que tramita na Câmara dos Deputados, e querem a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação.
Segundo a presidenta da UNE, Vic Barros, são necessários avanços nos investimentos destinados ao ensino público brasileiro.
Os estudantes chegaram a ocupar três das seis faixas do Eixo Monumental, pista que passa em frente aos ministérios. Policiais acompanharam os manifestantes e um grande engarrafamento tomou conta da via.
Segundo o tenente-coronel Lucio Cesar Costa Marques, comandante da operação, cerca de 700 polícias foram destacados para acompanhar a manifestação. A previsão inicial era que 12 mil manifestantes ocupassem a Esplanada dos Ministérios.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.