Topo

Justiça autoriza reabertura da USP Leste, interditada desde janeiro

Fernanda Cruz

Da Agência Brasil

23/07/2014 10h43

A Justiça de São Paulo autorizou a reabertura do campus da Universidade de São Paulo na zona leste da capital paulista (USP Leste).  O local estava interditado desde 9 de janeiro, após a constatação da presença de gás metano – altamente inflamável – proveniente do descarte do desassoreamento do Rio Tietê.

A decisão da Justiça se baseou no parecer técnico elaborado pela Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo), o qual concluiu que “os gases presentes no subsolo, notadamente o metano, não impõem um risco iminente à segurança dos usuários do campus”.

O órgão alertou, porém, que há risco no local que demandará "a manutenção e o aperfeiçoamento das medidas de intervenção que estão em curso”. A Cetesb exige que a USP faça uma medição semanal de metano nos poços de monitoramento de gases instalados no interior das edificações, mantenha o monitoramento semanal dos níveis de inflamabilidade em todos os ralos, grelhas, fissuras e ambientes confinados, e implante medidas de redução de ruído no sistema de exaustão de gases instalados.

A reitoria da universidade informou, por meio de nota, que trabalha ativamente para atender às exigências técnicas e legais dos órgãos competentes de forma a garantir o retorno, com segurança, da comunidade universitária ao campus da USP Leste. “Importante ressaltar que medidas continuarão em andamento para resolver o passivo ambiental, de modo a fazer da USP Leste um modelo de ocupação segura e sustentável, em uma área que estaria, de outro modo, inutilizada para ocupação humana”, diz a nota.

Segundo a assessoria de imprensa da unidade, que tem cerca de 6 mil alunos e 270 professores, ainda não há previsão de data para o reinício das atividades e das aulas no campus.