Topo

Escola no Canadá proíbe lição de casa durante um ano

Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Do UOL*, em São Paulo

02/09/2014 11h22Atualizada em 02/09/2014 11h29

Os estudantes de uma escola primária em Saguenay, na província de Quebec, Canadá, não precisarão mais se preocupar com a lição de casa. A administração do colégio Saint-Ambroise decidiu banir a prática para os seus 339 alunos.

Segundo Marie-Eve Desrosiers, porta-voz do conselho escolar, o objetivo da mudança é aliviar a pressão sobre os pais e melhorar o desempenho dos alunos. A iniciativa faz parte de um projeto piloto e vai durar um ano.

"O tempo para a lição de casa está se tornando cada vez mais difícil", disse Marie-Eve. "Muitas vezes as crianças estão longe [de casa] e ficam na creche entre 7h e 17h. Muitas famílias estão encontrando cada vez mais dificuldade nisso [ter tempo para os filhos fazerem a lição de casa].”

Os professores ainda estão autorizados a solicitar atividades de leitura, mas não haverá, por exemplo, "quatro páginas de problemas de matemática", afirmou a porta-voz.

No país, essa não é a primeira vez que uma escola proíbe a lição de casa. Em 2008, uma instituição de ensino primária em Barrie, província de Ontário, tentou algo semelhante e constatou que as notas dos estudantes subiram.

*Com informações dos sites dos jornais “Toronto Sun” e “Toronto Star”.