Topo

Britânica ganha o "Nobel" da educação por defender ensino para meninas

Para Ann Cotton (foto), a educação é uma forma de tirar meninas do ciclo de pobreza - Reprodução/Camfed
Para Ann Cotton (foto), a educação é uma forma de tirar meninas do ciclo de pobreza Imagem: Reprodução/Camfed

Marcelle Souza

Do UOL*, em Doha

04/11/2014 10h20

A educadora Ann Cotton recebeu na manhã desta terça-feira (4), em Doha (Qatar), o prêmio Wise Prize for Education 2014, conhecido como o "Nobel" da Educação, oferecido pela Fundação Qatar. Cotton fundou e preside há mais de 20 anos a Camfed Internactional (Campaing for Female Education), organização que atua na promoção da educação de meninas em países da África.

Durante a cerimônia, Cotton destacou a importância da educação como forma de tirar meninas do ciclo de pobreza. "Eu recebo este prêmio em nome das meninas atendidas pela Camfed, que está empenhada em apoiar, através da educação secundária, meninas que ainda não  sabem a transformação incrível que as espera", disse.

A educadora ainda lembrou da primeira viagem que fez ao Zimbábue em 1991, quando uma adolescente de 13 anos comparou o acesso à escola a um salto que a faria tocar o teto. "Apenas imagine essas meninas trabalhando em sistemas de edução e saúde, em jornalismo, política, direito, engenharia, ciência -- apenas imagine o poder que elas têm de transformar o mundo", afirmou.

A organização foi fundada em 1993 e atua hoje em 115 distritos rurais do Zimbábue, Malawi, Zâmbia, Gana e Tanzânia.

O prêmio foi entregue pela sheika Moza bint Nasser, presidente da Fundação Qatar, nesta terça. "Ela [Ann Cotton] é uma mulher que reconhece, assim como nós acreditamos, a educação como solução para todos os problemas".

O prêmio, concedido anualmente pela Fundação Qatar, corresponde a uma medalha e 500 mil dólares. Em 2013, Vicky Colbert foi a ganhadora do Wize Prize pela atuação no projeto Escuela Nueva, na Colômbia.

*A jornalista viajou a convite da Fundação Qatar, que organiza o prêmio Wise Prize for Education