Topo

Igreja adia tradicional procissão em Bragança (PA) por causa do Enem

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

06/11/2014 16h28

A tradicional procissão do Círio de Nazaré no município de Bragança (a 210km de Belém), que acontece há 108 anos, será adiada para o próximo dia 16 devido às provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que ocorrerá nos próximos sábado (8) e domingo (9).

A procissão ocorre sempre no segundo domingo de novembro pela manhã. O cortejo religioso, que atrai centenas de católicos, começa na igreja de São Benedito e termina na igreja de Nossa Senhora do Rosário.

O padre Gerenaldo Messias justificou que a mudança ocorreu para não prejudicar alunos, professores e familiares nas provas e na participação deles na procissão.

“Apesar de o Enem ser realizado a tarde e a procissão pela manhã, observamos que as datas poderiam prejudicar a comunidade católica. Quem participa da procissão e vai fazer Enem ia sair direito para as provas e isso poderia ser prejudicial no desempenho, como também alguns poderiam não ir a procissão. Por isso, conversamos com as pessoas nas missas e depois apresentamos a proposta à arquidiocese, que foi aceita”, disse o padre.

Messias afirmou que a procissão pode ser realizada até o terceiro domingo do mês e por isso a arquidiocese permitiu a mudança. “Tentamos mudar a data do Enem aqui em Bragança, mas não foi possível, então mudarmos o dia da procissão”, explicou Messias.

O prefeito da cidade, Nelson Magalhães (PT), que é padre, mas está afastado das atividades eclesiásticas desde que assumiu a prefeitura em 2012, discordou da mudança “por ser uma procissão tradicional secular.”

“Não misturo política com igreja, mas não estou de acordo porque é uma tradição de mais de 100 anos. As pessoas se programam todos os anos para participar da procissão e agora vão ter de ver essa nova data. Essa mudança é uma avacalhação com uma tradição secular e isso não poderia acontecer”, disse o prefeito.

Em 2015 a procissão voltará a ser realizada na data tradicional, no segundo domingo de novembro.