Topo

Eventos em SP podem atrapalhar chegada ao Enem; confira interdições

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL*, em São Paulo

07/11/2014 16h46

Os inscritos paulistanos do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2014 precisam de atenção redobrada neste final de semana. São Paulo irá sediar dois grandes eventos (Fórmula 1 e o Salão do Automóvel) que podem atrapalhar o trânsito nos dias 8 e 9 de novembro, datas da prova.

O treino e a corrida do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1 acontecem no Autódromo de Interlagos, na zona sul de São Paulo. A CPTM oferecerá menor intervalo de trens no domingo como parte do esquema especial de operação. Os trens terão intervalo médio de cinco minutos entre as estações Pinheiros e Grajaú, durante toda a manhã até as 14h30, e depois das 16h até as 18h. As obras de modernização também estarão suspensas no dia para a linha.

Na região de Interlagos, haverá três locais de prova - Escola Estadual Professora Beatriz Lopes, Faculdade e Colégio Albert Einstein e o Centro Universitário Estácio Radial de São Paulo, que sofrerão bloqueios por causa do evento. A Rua Guaruva, de acordo com a companhia, é o local mais apropriado para desembarque de quem fará a prova em algum desses locais.

Na região do Pavilhão de Exposições do Anhembi, local onde é realizado o Salão do Automóvel, a CET afirma que poderão ocorrer bloqueios ao longo da avenida Olavo Fontoura. Os veículos que utilizam a avenida, sentido Santana, e a rua Professora Milton Rodrigues, sentido Marginal Tietê, poderão seguir pela avenida Braz Leme, sentido Bairro, avenida Santos Dumont e praça Campo de Bagatelle.

Já quem utiliza a avenida Olavo Fontana, sentido Casa Verde, poderá seguir pela avenida Santos Dumont (sentido Centro), praça Airton de Abreu, avenida Assis Chateaubriand ou ponte Governador Orestes Quércia.

Mais ônibus

Por conta do Enem, a SPTrans determinou reforço da frota operacional em 48 linhas de ônibus em toda a cidade. 

Nas regiões em que houver locais de prova oficiais, haverá mais ônibus disponíveis. As empresas irão operar com 70% da frota total tanto no sábado quanto no domingo. Serão reforçadas 11 linhas nas zonas Norte e Noroeste, 16 linhas na Zona Leste, 16 linhas nas zonas Sul e Sudeste, e cinco linhas na Zona Oeste.

As demais linhas serão monitoradas pelas operadoras e, caso necessário, também receberão reforço de veículos. 

*Com informações da Agência Estado