Topo

Só 1,46% dos alunos do 7º ano têm alto nível em ciências no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Marcelle Souza

Do UOL, em Brasília

04/12/2014 14h54Atualizada em 04/12/2014 17h44

Um estudo divulgado nesta quinta-feira (4) pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) mostra que poucos alunos brasileiros do 7º ano têm domínio do conteúdo de ciências.

Segundo os dados do Terce (Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo), 14,20% dos estudantes brasileiros tiveram desempenho considerado bom e só 1,46% apresentaram resultados excelentes. Na outra ponta, 5,20% tiraram notas muito ruins, 34,45% tiveram desempenho ruim e 44,69%, regular.

Os números brasileiros acompanharam os resultados dos outros países da América Latina, onde o desempenho em ciências também foi considerado baixo.

"Ainda estamos conhecendo o ensino de ciências no Brasil", disse Francisco Soares, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), sobre os resultados. Para ele, as deficiências no ensino da matéria estão sendo mapeadas só agora, já que existem poucas avaliações sobre ciências no Brasil.

Este foi o primeiro ano que os estudantes brasileiros foram submetidos a provas de ciências na avaliação.

Matemática e leitura

O Terce, que colheu dados em 2013, também avaliou o desempenho de alunos em matemática e leitura no 4º e no 7º anos do ensino fundamental. De um modo geral, os estudantes brasileiros apresentaram melhora em todos os níveis, se comparados ao números do exame anterior, realizado em 2006.

Os melhores resultados foram obtidos no 7º ano, onde mais de 50% dos estudantes alcançaram resultados considerados bons ou ótimos tanto em leitura quanto em matemática. Os números, porém, se invertem no 4º ano, onde a maioria tem desempenho é considerada regular ou ruim.

O Terce avaliou 134 mil estudantes de mais de 3.200 escolas da América Latina e Caribe. Participaram da avaliação 15 países da região (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai) e o Estado mexicano de Nuevo León.