Topo

Internautas relatam instabilidade no site do Inep; notas saem até o fim do dia

Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 11h18

As notas individuais do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 serão divulgadas nesta terça (13) até o final do dia, informou a assessoria de imprensa do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Anteriormente, o UOL havia divulgado que os resultados estariam disponíveis às 15h, conforme informações publicadas no Portal Brasil, site oficial do Governo Federal.

Uma coletiva de imprensa com Cid Gomes, novo ministro da Educação, e o presidente Inep, Francisco Soares, foi marcada para as 15h desta terça-feira (13) para comentar as notas dos participantes.

Apesar dos anúncios, alguns internautas já relatam ter problemas para acessar o site do Inep, onde os resultados serão disponibilizados. “As notas nem saíram ainda e os servidores estão sobrecarregados... que os jogos comecem”, comentou Thiago Oliveira pelo Twitter.

“Site do inep travando mais que o da submarino em dia de black Friday”, brincou a internauta Laura, também na rede social.

A equipe do UOL Educação tenta acessar a página desde as 7h desta manhã. O site começou a apresentar lentidão por volta das 8h e até o fechamento desse texto estava instável. Alguns sites que monitoram a estabilidade de páginas na internet (Checksite, Is it down right now e Down for everyone just me) foram utilizados e identificaram problemas com o acesso.

Portal Brasil - enem 2014 - Reprodução/Portal Brasil - Reprodução/Portal Brasil
O portal publicou que as notas dos candidatos seriam divulgadas nesta terça às 15h
Imagem: Reprodução/Portal Brasil

Como acessar

Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.

A escala de notas do Enem vai de 0 a 1.000 e para o cálculo não é levado em conta apenas o número de acertos -- a nota é calculada pela TRI (Teoria de Resposta ao Item). De forma prática, uma pergunta que teve baixo índice de acertos é considerada difícil e, por isso, tem mais "peso" na pontuação final. Já aquelas que têm alto índice de acertos são classificadas como fáceis e contam menos pontos na nota final do candidato. Um inscrito nunca vai tirar zero no Enem porque existem notas mínimas – que nunca partem do zero – e máximas para cada área do conhecimento.

A nota do Enem poderá ser usada para participar do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), cujas inscrições poderão ser feitas de 19 a 22 de janeiro e do Prouni (Programa Universidade para Todos), com inscrições de 26 a 29 de janeiro. Além disso, o exame é usado para certificar o ensino médio, obter financiamento pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) e para participar do programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras.

Interessados em certificação do ensino médio podem utilizar a nota da prova para tal finalidade. Segundo o MEC, o inscrito na prova precisa obter nota mínima de 450 pontos em cada uma das áreas do conhecimento e 500 pontos na redação.

Em 2014, mais de 6,2 milhões de estudantes fizeram o exame nos dias 8 e 9 de novembro em mais de 1,7 mil cidades.