Topo

'Trote é tradição ultrapassada', diz reitor da USP em vídeo de boas-vindas

Divulgação/USP
Imagem: Divulgação/USP

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 17h04

O reitor da Universidade de São Paulo (USP), Marco Antonio Zago, afirmou em vídeo divulgado nesta quarta-feira (4) que o trote é uma "tradição ultrapassada". A mensagem foi direcionada aos mais de 11 mil novos estudantes da instituição.

"Tradições ultrapassadas como trote e humilhação dos calouros, ou desrespeito à diversidade de gênero e identidade não fazem parte da vida de uma universidade moderna", afirmou.

O reitor comentou ainda que festas dadas aos calouros, onde há geralmente grande quantidade de álcool, "não fazem parte da vida acadêmica sadia". Sábado passado, um estudante de outra universidade pública do Estado morreu por coma alcoólico em uma festa universitária.

Sobre as denúncias de abusos cometidos dentro da universidade, Zago declarou que determinou processos administrativos para examinar os casos apontados ou denunciados. "Quero manifestar o meu profundo pezar pela ocorrência de atos dessa natureza na nossa universidade. Isso nos obriga a repensar políticas e práticas educativas."