Topo

Garotos são suspensos após beijo em banheiro de escola em Rio Preto

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Ribeirão Preto

06/04/2015 15h04Atualizada em 24/04/2015 19h09

Dois adolescentes, um de 17 e outro de 16 anos, foram suspensos da escola estadual Monsenhor Gonçalves, em São José do Rio Preto, após serem flagrados e denunciados por um colega enquanto se beijavam no banheiro da escola. A direção da escola informou aos estudantes que, além da punição, eles também podem ser expulsos. A família de um dos jovens já fez a transferência dele para outra escola.

O caso aconteceu na última terça-feira. Segundo o mais velho dos adolescentes, aluno do terceiro colegial, os dois já haviam se relacionado em outras oportunidades e, no momento do flagra, ele tinha acabado de pedir o jovem mais novo em namoro. Ele declarou ainda que nenhuma das famílias sabia da orientação sexual deles e que a escola contou a eles o motivo da suspensão, o que causou problemas a ambos.

"Eu tinha acabado de pedi-lo em namoro e ele aceitou. Fomos ao banheiro para podermos dar um beijo e comemorar", contou o adolescente mais velho. Segundo ele, nesse momento um colega de escola entrou no banheiro e viu a cena. Na sequência, ele foi à diretoria e denunciou o caso.

A direção chamou então os dois e informou a eles que estavam suspensos por cinco dias. A diretora também teria pedido que ambos pedissem transferência. Depois, chamou os pais de ambos os alunos e contaram o fato. A família do jovem mais novo decidiu, então, transferi-lo de escola. Já o adolescente que está no terceiro colegial afirmou que quer permanecer estudando na escola.

Problema

O mais velho dos adolescentes informou ainda que pediu para que a diretora não comunicasse o fato à sua mãe, que, segundo ele, é muito severa. Ele conta que, graças ao comunicado, foi expulso de casa. "Minha mãe é evangélica, não está aceitando. Ela me expulsou de casa, passei a noite na casa de um amigo, mas estou tentando fazê-la entender", conta.

O adolescente afirmou, ainda, que vê discriminação na postura da direção da escola, já que há casais heterossexuais que se beijam, em público, e nada é feito para coibir o fato. "Há casais de namorados, é uma coisa pública. Nosso beijo não foi em um local público, não quisemos chocar ninguém", conta.

Protesto

A decisão da escola, entretanto, já causa polêmica até mesmo entre os alunos. Tanto que uma manifestação, coordenada por estudantes da escola, foi marcada, pelo Facebook, para segunda-feira. A intenção é protestar contra a decisão.

"Estaremos, em luta, em repúdio à postura homofóbica, assumida pela direção da escola, ao encontrar dois meninos, alunos da escola, se beijando no banheiro. Concentraremo-nos no portão da escola, antes do início das aulas, para motivar os demais alunos a não entrarem na primeira aula como forma de se posicionar criticamente frente à atitude abusiva da Direção", diz texto da postagem.

Outro lado

A Secretaria Estadual de Educação foi procurada, na tarde da última sexta-feira, mas foi informado que ninguém da assessoria de imprensa estava trabalhando, por conta do feriado, e que não havia nenhum jornalista de plantão.

À imprensa de São José do Rio Preto, entretanto, a instituição informou que o caso será investigado e os responsáveis pela punição podem sofrer, eles próprios, sanções. A Secretaria informou ainda que a política educacional do Estado é absolutamente contra todos os tipos de desrespeito, inclusive ao de opções sexuais.

A reportagem do UOL não conseguiu falar com o adolescente mais novo nem com a família de ambos os estudantes