Alunos acusam professor da UFMG de fazer comentários homofóbicos em sala
Estudantes do curso de direito da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) acusam um professor de ter feito comentários homofóbicos dentro de sala de aula. Eles pedem que o docente seja afastado pela universidade.
O caso foi encaminhado na segunda-feira passada (6) à reitoria da Universidade, que ainda não se pronunciou sobre o assunto.
Em sua página no Facebook, o Centro Acadêmico Afonso Pena informou que alunos relataram ter presenciado a fala supostamente homofóbica do educador e formularam um requerimento de instauração de processo administrativo disciplinar, que foi encaminhado à reitoria da UFMG.
Conforme o texto, no dia 23 do mês passado, o professor José Marcos Rodrigues Vieira teria dito durante aula “graças a Deus existe um pouco de heterossexualidade no direito”. A sessão versava sobre uniões homoafetivas. Segundo o documento, ele também é desembargador do TJ-MG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais).
De acordo com o requerimento, o professor teria passado em seguida a criticar as manifestações públicas de afeto entre casais gays ou lésbicas. O texto pede o afastamento cautelar do professor e de três diretores da Faculdade de Direito que, segundo os representantes do Centro Acadêmico, teriam sido omissos no caso.
Para tanto, ainda segundo o texto, o professor exemplificou recordando a cena das atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg, na novela Babilônia, da TV Globo, na qual elas se beijam na boca. A dupla interpreta um casal de lésbicas no folhetim.
Após os comentários, alguns alunos teriam saído da sala de aula “expressando seu descontentamento com a postura preconceituosa do professor”.
Em seguida, o docente foi acusado de ter atacado a atitude dos alunos descontentes que saíram do recinto.
Procurada, a assessoria da Faculdade de Direito da UFMG informou que o caso está com a reitoria e não iria se manifestar, no momento, sobre o assunto. O setor revelou ainda que José Vieira não iria se pronunciar antes da apreciação do caso pela reitoria.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.