Topo

Especialistas dão dicas para você resolver seu primeiro cubo mágico

Thiago Varella

Do UOL Educação, em Campinas (SP)

26/05/2015 06h00

Todos os aficionados por cubos mágicos já foram como a gente. Quero dizer que eles também já pegaram o brinquedo e acharam impossível resolver aquilo. Bem, de fato, sem nenhum tipo de orientação, a tarefa é sobre-humana.

Nem mesmo os campeões souberam resolver o cubo sozinhos. Mas, calma, antes de sair por aí gritando por ajuda (ou procurando tutoriais na internet), o UOL Educação resolveu dar uma mãozinha. No fim deste texto, há um tutorial em vídeo feito pelo especialista Rafael Cinoto. Aliás, ele mesmo, que é um dos melhores do mundo na categoria de resolver cubo mágico usando apenas os pés, dá uma dica importante.

"Eu sempre digo que se a pessoa quer montar o cubo, ela pode tentar montar uma face sozinha", explicou. É, mais do que isso, é quase impossível descobrir sozinho.

O campeão Christian de Sena também tem uma dica. Simples, é verdade, mas valiosa para você que já esteve prestes a quebrar um cubo mágico de ódio por não conseguir resolvê-lo.

"Não desista na primeira tentativa. Ter paciência é fundamental", contou.  "E depois, procure um tutorial na internet. Eu aconselho um vídeo que é bem mais fácil do que um texto muito longo", completou.

Segundo os dois especialistas, qualquer pessoa consegue resolver um cubo mágico utilizando a técnica adequada. Desde uma criança até um idoso. Aliás, uma das coisas mais legais da brincadeira é essa: agrega gente de todas as idades.

Segundo Cinoto, o método mais indicado para quem está começando é o de camadas, justamente o que ele ensina nos vídeos abaixo.

"Basta dedicar de 3 a 4 horas de estudo com um cubo em mãos que você é capaz de resolver. Aliás, com este método, você vai demorar de dois a três minutos na resolução", disse. "Existem outros métodos, mais avançados, mas que recomendo apenas para iniciados", afirmou.

Por sinal, é bom deixar claro que o começo deve ser feito com aquele cubo mágico clássico, o chamado 3x3x3 (três fileiras e três colunas). Cinoto também ensina, em seus vídeos, a resolver cubos mais complexos.

E aí, mãos à obra? E não se esqueça de comentar, caso tenha conseguido resolver seu cubo pela primeira vez.