Topo

Brasileiros de Harvard serão mentores de alunos de escolas públicas

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

29/05/2015 21h11Atualizada em 29/05/2015 21h25

Universitários brasileiros que estudam na universidade de Harvard, nos Estados Unidos, serão mentores de projetos sociais de alunos de escola pública no país. A iniciativa "Brasilitas" vai selecionar 15 alunos que tenham boas ideias e interesse em ajudar comunidades brasileiras.

Mas um alerta: o projeto não é voltado para a preparação desses alunos no processo de aplicação para as universidades dos Estados Unidos.

Uma das entusiastas do projeto, a estudante do 3º ano de Harvard Larissa Maranhão, afirma que quase todos os estudantes brasileiros na universidade americana já passaram por projetos sociais e têm o desejo de fazer outros acontecerem no Brasil. “Colocamos como uma de nossas maiores prioridades a criação de uma iniciativa que nos conectasse melhor ao Brasil, permitindo assim que tivéssemos um impacto mais direto na transformação do nosso país”, contou.
 
Apesar de terem histórias e sonhos diferentes, os brasileiros em Harvard perceberam que algo em comum os ajudaram a chegar numa das mais conceituadas universidades do planeta.
 
“Uma coisa que percebemos que temos em comum é que em algum ponto da dessa vida tivemos mentores que foram cruciais para o nosso sucesso. Para alguns de nós esses mentores foram professores, ex-alunos de Harvard, ou simplesmente uma pessoa mais experiente em alguma áreas que achávamos e achamos interessante e que se colocaram à disposição para nos dar conselhos sobre qual a melhor forma de chegar lá”, disse.
 

Seleção

Para a escolha, a associação pretende fugir do padrão de aluno exemplar. “Não estamos procurando por padrões específicos de habilidades e interesses nos alunos, nem necessariamente por alunos com notas perfeitas e currículo impecável. O que queremos é encontrar jovens com brilho no olho, grande capacidade de realização e acima de tudo vontade de fazer cada vez mais por eles mesmos e pelo nosso Brasil”, finalizou Larissa.
 
A inscrição pode ser feita através do site da associação, que será divulgado apenas na segunda-feira pela página oficial da Associação Brasileira de Harvard no Facebook.
 
Para se candidatar, os alunos terão de fazer redações e contar suas histórias pessoais e sobre o projeto ou ação que tenha impactado uma comunidade de forma positiva. Os interessados também terão de gravar um vídeo de até três minutos respondendo as seguintes perguntas: “por que você quer ter um mentor do Brasilitas?” “Como você pretende tirar proveito dos nossos recursos para beneficiar seu(s) projeto(s)?”
 
“A ideia não é só oferecer conselhos, mas colocar a mão na massa como for preciso para torná-los realidade. Nosso candidato ideal não é necessariamente o primeiro da classe, ou o estudante que quer estudar fora, mas sim o aluno que olha para além do vestibular ou do dever de casa da semana”, conta o co-presidente da associação, Eduardo Miranda Cesar.