Topo

"Já houve reajuste em 2015", diz ministro sobre greve nas federais

Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, participou de bate-papo no Facebook - Reprodução/Facebook
Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, participou de bate-papo no Facebook Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

20/08/2015 18h01

Em bate-papo com internautas nas redes sociais, o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, afirmou nesta quinta-feira (20) que os docentes e técnicos administrativos das instituições federais já receberam reajuste neste ano por conta de um acordo de 2012. A paralisação começou no dia 28 de maio e tem a adesão de mais de 40 universidades federais, no balanço da Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes de Instituições de Ensino Superior).

"Estou acompanhando de perto as negociações que estão sendo feitas em reuniões com as entidades sindicais representativas dos docentes e dos servidores técnicos administrativos das universidades que estão em greve. O MEC continuará dialogando com todos os sindicatos", afirmou.

O ministro relembrou que o MEC recebeu representantes da Fasubra (Federação de Sindicatos de Trabalhores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil), Proifes (Federação de Sindicatos de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior) e Andes.

Para ele, os maiores prejudicados com a greve são os alunos. "Os grevistas pedem aumento salarial e uma reestruturação na carreira docente em um momento agudo de crise nas finanças públicas. Precisamos agora fazer mais com menos e fazer um bom uso do dinheiro público", disse.

Janine também foi questionado sobre os cortes orçamentários sofridos no Ministério. "Ao longo destes meses, dialoguei intensamente dentro do governo para preservar o orçamento do MEC. Assim, conseguimos que as ações estruturantes, principalmente da Educação Básica e de custeio e pesquisa nas universidades fossem preservadas na medida do possível", afirmou.