Topo

Um em cada 10 diretores já foi furtado ou ameaçado em escola, diz pesquisa

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

13/10/2015 11h13

Um em cada dez diretores já foi roubado ou furtado dentro de escolas pelo país. Outros 10% de diretores ou professores já sofreram algum tipo de ameaça de aluno. Os dados constam no Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apresentou dados números da Prova Brasil 2013 do Inep (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). A pesquisa foi divulgada na última sexta-feira (9) e pela primeira vez trouxe dados sobre violência nas escolas.

Dos diretores ouvidos, 10,1% relataram no levantamento terem sofrido alguma ameaça de aluno, enquanto 2,5% já foram agredidos. Os Estados do Nordeste têm as maiores taxas de ameaça a diretores, com liderança do Rio Grande do Norte (13,9%), Sergipe (13,4%) e Bahia (11,9%).

No caso dos professores, 9,2% revelaram ter sofrido ameaça. O índice é maior em Santa Catarina (11,3%), Goiás e Mato Grosso (10,8% cada um).

A pesquisa também questionou sobre furto ou assaltos dentro das escolas. Dos diretores, 9,9% contaram que já foram vítima, enquanto 6,2% dos professores também já tiveram objetos levados.

Agressões

Segundo o levantamento, 54,8% dos diretores já viram algum caso de agressão verbal ou física de alunos a professores ou funcionários da escola. O maior índice foi em Goiás, onde 65,4% dos diretores relataram ter visto casos de violência. No Amazonas, o índice foi o menor: 27,5%

No questionário feito a professores, o índice de presença de casos de violência também superou a metade e ficou em 52,3%.

No caso de agressão entre alunos, percentual sobe. Entre os diretores, 76,3% relataram casos de agressões entre estudantes a outros alunos das escolas. Já 71,8% dos professores contaram ter presenciado casos.

Ao todo, 237 mil professores e 56 mil diretores das 27 unidades da federação responderam aos questionamentos.