Topo

Idosa de 70 anos tenta pela terceira vez o Enem: 'não vou desistir'

Ivani Conceição Silva, 70, quer fazer psicologia - Marcus Desimoni/UOL
Ivani Conceição Silva, 70, quer fazer psicologia Imagem: Marcus Desimoni/UOL

Rayder Bragon

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte

24/10/2015 12h48Atualizada em 26/10/2015 18h06

A costureira Ivani Conceição Silva, 70 anos, disse que é a terceira vez que tenta obter notas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que lhe possibilitem ingressar em um curso de psicologia.

Ela era uma entre muitos candidatos que vão fazer as provas neste sábado (24) na PUC-MG (Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais), localizada no bairro Coração Eucarístico, na região noroeste de Belo Horizonte.

Acompanhada do marido, a candidata informou que não vai desistir até conseguir seu objetivo.

“Eu não vou desistir. É um sonho fazer esse curso e, quando conclui-lo, quero trabalhar com crianças. Quem sabe eu ainda consigo”, afirmou.

Ivani disse que, antes de ser costureira, tinha exercido a função de empregada doméstica. Com orgulho, a idosa disse ter formado os três filhos.

“Um deles é formado em educação física, o outro é professor de história e o terceiro é formado em ciência da computação”, declarou. Questionada se passou por dificuldades para formar os filhos, a mulher sorriu e apenas declarou: “um pouquinho”. Atualmente, ela disse ter três netos. Segundo ela, a família é a maior incentivadora do seu sonho.

“Me incentivam, não querem que eu pare de tentar”, salientou.

José Vítor, 67, aposentado e marido de Ivani, disse que acompanhou a esposa até o local de provas para “dar um incentivo para ela”.

Após a entrevista dada ao UOL, o casal seguiu de mãos dadas até o ponto em que era permitida a presença de acompanhantes de candidatos.