Religiosa que faz Enem 2015 às 19h diz que vai "comer e cochilar" na espera
Os portões se abrem às 12h, e às 13h do horário de Brasília já devem estar fechados. Mas os estudantes que pretendem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 já se aglomeram em frente ao Colégio Estadual do Paraná (CEP), um dos 43 locais onde o exame será realizado na capital paranaense.
"Pretendo cochilar, comer e revisar o conteúdo mentalmente", comenta Aline Oliveira da Silva, 17, que faz o Enem pela segunda vez e aspira ser estudante de direito.
Ismael Rodrigues de Almeida, 27, pretende conseguir uma bolsa para cursar medicina e diz estar ansioso para fazer a prova. "Teremos de esperar até as 19h, pois somos sabatistas, e o CEP é o único colégio de Curitiba que vai aplicar o Enem para quem reserva o sábado", explica. Ele veio de carro acompanhado de outros três amigos, também adventistas.
"Fiquei cansada no ano passado por ter de esperar tanto tempo para começar a fazer o exame, e as provas já são cansativas. Acho que deveria haver um método de aplicação aprimorado para os nossos casos", opina Aline.
André de Souza, 18, que almeja estudar história, e Phelipe Nunem dos Santos, de mesma idade, que vai tentar uma bolsa em engenharia mecânica, também têm suas estratégias para matar as seis horas de espera até que suas provas possam ser feitas: se concentrar ao máximo para evitar a fadiga mental e, assim, fazer um bom exame.
Força e fé
O capelão Matheus Maia, do Colégio Adventista Bom Retiro, distribuía kits com água, biscoito e doces para os sabatistas. Sua intenção, ele explicou, é incentivar e dar apoio aos alunos sabatistas.
Sabatistas que fazem o Enem neste ano entram juntos com os demais candidatos, às 13h, e começam as provas às 19h. Eles têm até as 23h30 para entregar os cadernos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.