Topo

SP: Candidatos atravessam grade após fechamento dos portões; uma desmaia

Lucas Rodrigues e Hugo Araújo

Do UOL, em São Paulo

24/10/2015 13h50

Após o fechamento dos portões de uma unidade da Uninove na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, mais de 20 estudantes chegaram atrasados. Houve grande confusão quando alguns deles conseguiram atravessar as grades dos portões e entraram no prédio. Uma estudante desmaiou.

Os seguranças do local e policiais da PM colocaram os candidatos para fora da unidade. A estudante Evelyn, de 20 anos, foi uma das contidas pelos seguranças e acabou desmaiando poucos minutos após tentar entrar atrasada. Pais e amigos dos estudantes que estão prestando a prova do Enem (Exame Nacional Nacional do Ensino Médio) chamaram o resgate, que levou Evelyn por volta das 13h45.

Segundo testemunhas, a estudante teria tentando entrar na unidade após ver que alguns candidatos estavam conseguindo abrir as grades e correndo para as salas de prova. O responsável pela segurança afirmou que todos os alunos que tentaram abrir o portão após o fechamento foram contidos.

Mais atrasados

Graziele Santos, de 30 anos, e Gabriel Ribeiro, de 17, são primos e chegaram com atraso na unidade da Barra Funda. Segundo a estudante, ela chegou às 13h em ponto. "Isso para mim não é atraso. Às 13h eles já haviam fechado o portão."

Ela contou que chegou no prédio C da unidade faltando cinco minutos para o fechamento dos portões, mas iria realizar o exame no prédio A. "Deveria ter informado melhor. Ninguém estava no outro portão. Tive que pegar informações com as pessoas que estavam na rua", afirma.

Ela já faz ciências contábeis numa universidade privada e queria usar a nota do Enem para ganhar uma bolsa. Já o primo Gabriel queria cursar engenharia. Os dois afirmaram que farão o segundo dia de provas, neste domingo.

"A gente pegou três conduções e saiu às 11h da manhã de casa. Acabamos pegando trânsito", disse Gabriel.

Neide Rodrigues, 42, também chegou atrasada e ia prestar administração de empresas. Ela disse que geralmente gastaria 1h15 para ir ao local de prova, mas hoje saiu 11h e não deu tempo. "Corri desde o terminal Barra Funda e mesmo assim quando cheguei o portão já estava fechado", diz.