Topo

Candidata acorda às 5h para ir à igreja e ainda é primeira a chegar em SP

Karol Bispo, 18, foi à igreja e chegou cedo em local de prova do Enem 2015 - Lucas Rodrigues/UOL
Karol Bispo, 18, foi à igreja e chegou cedo em local de prova do Enem 2015 Imagem: Lucas Rodrigues/UOL

Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

25/10/2015 11h18

Após as cenas da confusão entre atrasados e seguranças em uma unidade da Uninove, na Barra Funda, na tarde de ontem (24), Karol Bispo, de 18 anos, resolveu sair ainda mais cedo de casa neste domingo (25) para ir ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e cumprir um ritual que faz todos os finais de semana: ir à igreja.

A candidata acordou às 5h, mesmo tendo ido dormir por volta da meia-noite, para conseguir assistir à missa dominical numa igreja católica do Jardim Princesa, bairro onde mora na zona norte da capital paulista.

“Fui dormir tarde por ansiedade, pensando na redação”, conta. “Eu fui pedir intercessão a Deus para ele ir na frente e eu atrás para dar tudo certo.”

Karol ficou na igreja até as 9h e foi para o ponto de ônibus. Conseguiu entrar no transporte às 9h40 e já estava no local de prova por volta das 10h10. “Hoje foi muito rápido. Ontem eu demorei quase 2h para chegar”, diz.

Essa é a primeira vez que a estudante faz o exame. Ela trabalha com telemarketing e gostaria de usar a nota do Enem para conseguir uma bolsa no curso de pedagogia. Karol estudou por conta própria. “Peguei os cadernos do ano passado da escola, li, revisei tudo”, conta. “Foi muito difícil trabalhar e estudar, mas é como eu falei: Deus na frente e eu atrás.”

Para ela, a prova de ciências humanas estava fácil – a dificuldade ficou na disciplina de química. Hoje ela gostaria que a redação fosse sobre a alta do dólar ou sobre uma questão polícia, apesar de acreditar que esses assuntos não têm muita chance de serem abordados.

Neste domingo, os candidatos farão as provas de português, matemática e redação.