Topo

Enem: Para evitar atraso, homem empurra candidata por debaixo do portão

Roberto com a esposa e a filha mais nova - Lucas Rodrigues/UOL
Roberto com a esposa e a filha mais nova Imagem: Lucas Rodrigues/UOL

Hugo Araújo e Lucas Rodrigues

Do UOL, em São Paulo

25/10/2015 14h38

Roberto Rocha, 50, aguardava o fechamento dos portões de uma unidade da Uninove, em São Paulo, com a mulher Ruth Rocha, após a filha mais velha Louise ter entrado para realizar o segundo dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015. Ao ver uma candidata chegando a poucos minutos do horário limite, ele não teve dúvidas: puxou a aluna pelo braço e a empurrou por debaixo do portão que estava prestes a fechar.

Após a ajuda do microempresário, a candidata se desequilibrou e caiu no chão. Os seguranças da universidade ajudaram a aluna, que precisou de uma cadeira de rodas para chegar a sala.

“Eu a vi correndo, ela já estava sem fôlego. Quando chegou em frente ao prédio, não conseguia mais correr. Eu agi de impulso e a empurrei por debaixo do portão”, explica Roberto. “Eu não podia ficar parado. Ela tinha que realizar o exame”, afirma.

Roberto conta que chegou com a família por volta das 11h50. Sua filha Louise tem 16 anos e pretende cursar biomedicina.

Outros atrasados

Cerca de dez estudantes chegaram atrasados neste local de prova. A maioria dos atrasados ouvidos pelo UOL culpou o transporte público. Lucas Prado, 23, que não tinha o cartão de confirmação da prova, alegou que um dos ônibus quebrou. “Perdi o ano todo estudando”, lamentou.

Já Lázaro Reis, 28, disse que enfrentou lentidão na linha rubi da CPTM. “Saí de casa por volta das 11h40. Moro em Perus”, conta. Ele pretendia usar a nota do Enem para fazer enfermagem.

Júlia da Silva, 21, também afirma ter enfrentado lentidão no transporte público. “Eu vim de Suzano e dependia do metrô para chegar. Foi negligência da minha parte”, diz. Ela queria o curso de medicina.

Além deles, Felipe Castro, 20, que chegou na hora, perdeu a prova por ter seu documento com foto furtado. E Marlúcia Mariano, 31, afirma seu nome constava na mesma sala onde realizou o exame ontem.