Topo

No PR, candidato de 48 anos faz Enem para testar: 'achei matemática fácil'

Ramon Assis

Colaboração para o UOL, em Curitiba

25/10/2015 17h42Atualizada em 25/10/2015 20h58

Mais de 330 mil candidatos fizeram o Enem neste final de semana no Paraná. Mas não apenas jovens que almejam concluir o ensino médio ou que visam disputar uma bolsa pelo Prouni prestaram o exame. "Estou afastado há 20 anos das salas de aula, e como já fui professor de informática, quis ver como anda a qualidade do conteúdo lecionado hoje", conta Arlindo Freitag, 48, que trabalha como analista de sistemas.

Ele fez a segunda fase da prova neste domingo (25) na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), no bloco vermelho, um dos seis prédios onde as provas ainda correm. "Sempre gostei muito de matemática, então achei essa parte fácil", comenta Freitag. O professor aposentado decidiu também tranquilizar sua filha, que presta o exame.

"Acho importante discutir temas como o proposto pela redação, que fala sobre a violência contra a mulher. Se discussões assim forem feitas com mais frequência, essa, ainda fundada sobre princípios retrógrados, pode mudar", diz. Nessas duas décadas, observa ainda Freitag, a "matemática continua a mesma, o que muda é a forma como o conteúdo é exigido: hoje é preciso entender, e não mais decorar".

O participante terminou a prova satisfeito com seu desempenho e manda um recado para os jovens que estudam: "hoje não aprende quem não quer, pois a informação está em todo o lugar".