Topo

Presidente de instituto responsável pelo Enem pede demissão

Wilson Dias/Agência Brasil
Imagem: Wilson Dias/Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 11h15Atualizada em 01/03/2016 20h01

O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), José Francisco Soares, entregou nesta terça-feira (1º) uma carta de demissão ao ministro Aloizio Mercadante, da Educação. Chico Soares, como é conhecido, assumiu a pasta em fevereiro de 2014.

Ainda não há informação de quem ocupará o seu lugar no instituto, que é o responsável, entre outras demandas, pela aplicação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 

Com sólida formação acadêmica e experiência no tema da avaliação educacional. Em sua gestão no Inep, ele fez esforços para que os dados (resultados das provas) fossem contextualizados de acordo com a renda e as condições sociais dos alunos. Trouxe informações sobre NSE (Nível Sócioeconômico) e implantou um indicador para minimizar a maquiagem das notas no Enem por Escola, muito utilizado por instituições privadas para publicidade.

Soares possui pós-doutorado em Educação pela University of Michigan Ann Arbor (2002), é mestre em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (1977) e doutor em Estatística pela University of Wisconsin - Madison (1981). Ele também é professor titular aposentado da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Leia a íntegra da nota do Inep:

"Em razão de motivos pessoais, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), José Francisco Soares, apresentou, nesta segunda-feira, 29/1, pedido de desligamento do cargo ao ministro da Educação, Aloizio Mercadante. Mercadante agradeceu o trabalho desempenhado por Soares à frente do Inep nos últimos dois anos. O novo nome para presidir a autarquia será anunciado nos próximos dias."